Fundeb: Frentes Parlamentares enviam carta aos senadores alertando para retrocessos na educação pública brasileira

As frentes parlamentares da Câmara dos Deputados ligadas à área da educação encaminharam aos senadores uma carta alertando sobre os principais problemas do projeto de lei (PL 4372/20), que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), já aprovado na Câmara. No documento destacam também os principais pontos que as frentes defendem. O objetivo é conseguir desfazer os retrocessos aprovados na versão substitutiva apresentada pelo relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

Na última quinta-feira (10), a Câmara aprovou diversos destaques apresentados por parlamentares da base do governo Bolsonaro, que transferem recursos do ensino público para o setor privado, até mesmo em etapas da educação básica, nas quais não há déficit de acesso no âmbito das redes públicas, como o ensino fundamental e o ensino médio.

As frentes parlamentares que assinam a carta realizaram seminário na última sexta-feira (11), após a votação, onde ouviram representantes sociais, entidades civis e especialistas que debateram os pontos do projeto. Para eles, o texto compromete os objetivos de ampliação das matrículas com qualidade em todas as etapas e modalidades da educação básica. Autoriza, por exemplo, transferir parte das atuais matrículas públicas para o setor privado (conveniado ou não com o poder público), inviabilizando atender as crianças e jovens que estão fora da escola.

A expectativa é de que o texto seja apreciado pelo Senado Federal nos próximos dias. A carta é assinada pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, coordenada pela deputada Margarida Salomão (PT-MG); Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação, coordenada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC); Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, coordenada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG); Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo, coordenada pelo deputado Leonardo Monteiro (PT-MG); Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, coordenada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

Assinam também a carta a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais de Classe, coordenada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG); Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Violência nas Escolas, coordenada pela deputada Rejane Dias (PT-PI); e a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, coordenada pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Profissionais da Educação Pública

O documento encaminhado aos senadores também alerta para a desvalorização dos profissionais de educação pública, caso seja mantida a possibilidade de transferência de parte da base de pagamento (70%) aos profissionais de escolas conveniadas (comunitárias, confessionais e filantrópicas) e a quaisquer outros vinculados às secretarias de educação, mesmo que não exerçam funções diretamente ligadas ao ensino.

Constituição

As frentes observam também que o substitutivo aprovado pela Câmara traz dispositivos que ferem a Constituição Federal e impõem impasse jurídico para os próprios agentes governamentais. Para que haja repasses de recursos públicos para instituições privadas de ensino sem finalidade lucrativa, por exemplo, o §1º do art. 213 da Constituição reclama comprovação de insuficiência de vagas, tanto quanto exige que haja investimento prioritário e concomitante na expansão das redes municipais e estaduais de ensino. “Aprovar o projeto de lei (PL 4372/20), tal como saiu da Câmara, corresponderia a editar uma lei que afronta a literalidade do §1º do art. 213 da Constituição”, diz um trecho do documento.

Leia a íntegra da carta:

NOTA ao Senado regulamentação do FUNDEB frentes de educação

 

Lorena Vale

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100