O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) propõe que o governo federal, os estados e municípios destinem recursos para criação de polos de confecção de máscaras de tecidos, luvas, óculos e aventais para distribuição à população. “Essas máscaras seriam distribuídas para o povo e as que o governo está importando ficaria para os profissionais da saúde e pacientes. As luvas, óculos e aventais iriam para reforçar o estoque nas unidades de saúde”, sugeriu o deputado.
Segundo Frei Anastácio, a confecção de todo esse material seria feita atendendo cuidados especiais, nos locais de produção, pelas autoridades de saúde de cada estado e município. “Além de economizar com a aquisição desses produtos, os governos estariam gerando renda para costureiras, lojas e fábricas”, detalhou.
O parlamentar informou que o ministro da saúde já previu que essa pandemia deverá durar até o mês de junho. “Com tanto tempo de pandemia pela frente, a fabricação desse material de proteção iria ajudar muito com a distribuição em massa para combater o avanço da contaminação através do vírus”, afirmou.
Auxílio emergencial
O congressista relata que com o pagamento do auxílio emergencial tem ocorrido muitas filas com pessoas aglomeradas, em bancos e casas lotéricas, sem o distanciamento devido, assim como nas feiras livres. “A distribuição de máscaras para toda essa gente seria uma das formas de proteção importante”, enfatizou.
O deputado sugere que os polos de produção desse material sejam semelhantes à criação dos hospitais de campanha, em locais especiais, ou em outros espaços de fábricas já existentes que atendam às normas de saúde.
Assessoria de Comunicação