Fontana protocola projeto para coibir abuso do poder econômico nas eleições

Fontana Salu

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) protocolou nesta quinta-feira (13) projeto de lei para aperfeiçoar as regras de financiamento eleitoral. Pela proposta, fica estabelecido o limite de R$ 10 mil para as doações de pessoas físicas e do próprio candidato. A contribuição do Fundo Partidário também não poderá ultrapassar um terço do valor determinado por lei no teto de gastos da campanha de cada candidato.

“O objetivo do projeto é qualificar e dar ainda mais transparência ao processo, corrigindo distorções verificadas na última eleição, especialmente o abuso do poder econômico na contribuição de pessoas físicas ou dos próprios candidatos”, afirmou o deputado Fontana, que foi relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara, na legislatura passada.

Na avaliação do deputado do PT gaúcho, as atuais regras ainda permitem o abuso do poder econômico, tanto por parte do próprio candidato – que não tem limite de valores – e de pessoas físicas que, tendo alto rendimento anual e podendo contribuir com 10% da renda do ano anterior, desequilibram o processo eleitoral.

“Além da criminalização do caixa dois e não permitir em hipótese alguma o retorno de empresas ao financiamento eleitoral, como quer o ministro Gilmar Mendes, defendo a redução dos valores de doação das pessoas físicas e da contribuição partidária”, reforçou Fontana.o

Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex