Erika Kokay é eleita vice-presidente da CDHM; Mesa terá paridade de gênero

Na reunião de quarta-feira (24), os parlamentares integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) elegeram os três vice-presidentes do colegiado. Além de Carlos Veras (PT-PE), assumem a Mesa Diretora do colegiado Orlando Silva (PCdoB-SP), Erika Kokay (PT-DF) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Orlando Silva é o 1º vice. “Estou à disposição para colaborar com o melhor funcionamento da Comissão, principalmente nesse momento tão difícil que o País atravessa, com 300 mil mortes já registradas por causa da pandemia. Todos os temas que dizem respeito à Covid-19 devem ser abordados aqui para avançarmos na pauta que trata de iniciativas de proteção à vida e aos direitos humanos”, afirma o parlamentar.

Na 2ª vice-presidência assume Erika Kokay, que considera a CDHM “uma das mais importantes comissões e que, a cada momento que os direitos humanos são ameaçados, se torna gigante”. Ela ressaltou ainda que hoje se vive “uma série de perseguições políticas e hoje é o Dia Internacional do Direito à Verdade, uma verdade que precisa iluminar todo o País, porque virou um país da mentira oficializada com pronunciamentos mentirosos de um governo que quer comemorar o golpe militar e as salas de tortura, então mais do que nunca a verdade deve ser comemorada”.

Sâmia Bomfim é a 3ª vice. “Queremos a construção coletiva para compreender a realidade brutal e cruel que infelizmente boa parte da população brasileira vive nesse momento da pandemia. Com custos sanitários, econômicos e sociais, em que a vida dos brasileiros é colocada em risco todos os dias. Seja pelo contágio perigoso e letal, nas consequências na renda das famílias ou porque outros aspectos de violência, que já existem, são intensificados como o racismo, lgbtfobia e machismo, muitas vezes impetrados pelo Estado brasileiro. Queremos avança e conquistar melhorias”, ressaltou.

Gênero

Carlos Veras ressaltou que agora a mesa do colegiado tem paridade de gênero e é suprapartidária. Veras ressalta que “não se trata apenas de paridade formal, mas que a mesa é integrada por mulheres combativas e protagonistas na luta pelos direitos humanos”.

Orlando Silva começou sua trajetória no movimento estudantil em Salvador e foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi ministro do Esporte no governo Dilma e está em seu segundo mandato. Erika Kokay foi sindicalista, é deputada federal desde 2011, preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e é uma das mais ativas defensoras de direitos humanos do Congresso Nacional. Sâmia Bonfim está em seu primeiro mandato como deputada federal. Foi vereadora em São Paulo e é a parlamentar mais jovem da bancada do PSOL.

Assessoria de Comunicação CDHM

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100