A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) solicitou à Comissão de Educação da Câmara Federal a realização de audiência pública para debater a proposta de alteração das estruturas dos institutos federais.
“Bolsonaro quer mudar a estrutura dos institutos federais desmembrando as instituições para garantir a nomeação de reitores alinhados com sua política de destruição. Solicitamos, na Comissão de Educação da Câmara, audiência para discutir mais esse ataque”, destacou Bonavides.
A proposta do governo, apresentada em reunião da Comissão de Educação, realizada em 22 de setembro, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, Tomás Dias Sant’Ana, pretende alterar as estruturas dos institutos federais, sem aumentar investimentos ou número de vagas.
Tendo em vista a importância do tema, a limitação temporal e a ausência de participação social na apresentação da proposta, faz-se necessário um debate aprofundado, com participação da sociedade civil, de profissionais que atuam nos Institutos, dos discentes, de gestores, pesquisadores e especialistas.
Autonomia
Para Natália, a medida ataca a autonomia das instituições de ensino. “Isso é uma evidente violação da autonomia garantida às instituições de ensino. E se torna ainda mais nítido quando vemos a política intervencionista que o governo federal vem tomando, com nomeação de diversos interventores, tanto nos institutos como nas universidades federais”, disse a parlamentar.
Assessoria de Comunicação