Educação domiciliar como prioridade é criticada por especialistas e parlamentares do Núcleo de Educação

A proposta de educação domiciliar (homeschooling) defendida pelo governo Bolsonaro como prioridade para aprovação no Congresso Nacional foi pauta de debates nesta segunda-feira (19), no Núcleo de Educação e Cultura do PT no Congresso. Sete projetos de lei relacionados ao homeschooling estão sendo analisados pela Câmara. Para debater esse tema, a coordenadora do Núcleo, deputada federal Professora Rosa Neide (MT) convidou o professor da Universidade de São Paulo (USP) Romualdo Portela de Oliveira.

Romualdo de Oliveira destacou que o homeschooling trata-se de “uma política de exceção. Não é uma política de educação universal, pois apenas quem tem condições financeiras de colocarem seus filhos estudando em casa, poderão fazê-lo”, disse. Ele informou que o Brasil possui uma Associação Nacional de Educação Domiciliar, que já organizou cerca de 5 mil famílias com interesse nessa prática. “Essa Associação possui apoio de uma Associação norte-americana de defesa do homeschooling, em uma clara interferência estrangeria no País”, afirmou.

O professor trouxe dados e evidências levantados por pesquisadores dos Estados Unidos, sobre a prática do homeschooling naquele País. “Pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, em 1999, mostrou que os defensores da educação domiciliar são brancos, cristãos fundamentalistas e população monolítica, que não quer submeter seus filhos a uma diversidade de concepções”, informou.

Romualdo de Oliveira também relatou pesquisa feita em 2020, pela Universidade de Harvard, que aponta que 90% dos defensores do homeschooling nos Estados Unidos são fundamentalistas religiosos. “Esses defensores se ancoram em três ideias. Eles questionam a Ciência; promovem a subserviência feminina; e defendem a supremacia branca. Ou seja, possuem uma visão ultraconservadora que sem encaixa em um discurso liberal de negação do Estado”, observou.

Outro dado apresentado pelo professor refere-se a um estudo canadense sobre educação domiciliar, que aponta “que os grupos que defendem o homeschooling buscam na verdade, manter-se afastados do convívio social”. Por isso, eles se chocam com a ideia da escola republicana de todos e todas, onde o aprendizado advém do convívio com a diversidade, com a promoção da tolerância e do bem comum”, relatou.

Romualdo destaca que as pesquisas comprovaram que os defensores do homeschooling visam afastar seus filhos da escola, para que eles não convivam com o diferente. “Eles defendem outra cidadania, uma cidadania baseada em grupos e guetos, onde não haja interação social. O atual ministro da Educação (Milton Ribeiro), ao defender essa prática chegou a dizer que esse convívio social das crianças e adolescente que estudarem em casa poderia ocorrer, por exemplo, na igreja. Ou seja, dentro do grupo que a família convive. Eles negam a educação com significado mais substantivo, negam a convivência mais plural”, argumentou. “Os defensores do homeschooling defendem outra cidadania, uma cidadania com menos Estado e mais guetos. Defendem não se misturar gerando um forte apelo xenofóbico”, reforçou.

Debate

Ao comentar a apresentação, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) ressaltou que a ideia do governo em tentar aprovar a educação domiciliar é negar às crianças e adolescentes o direito à escola. “Trata-se de um ataque direcionado contra a escola pública e nossa construção histórica enquanto sociedade, porque é na escola que os diferentes convivem e constroem consensos”, afirmou.

Para o deputado Helder Salomão (PT-ES), o governo pretende “fazer interferências e ingerências autoritárias e elitistas na escola pública, desconstruindo o seu papel central na formação da sociedade brasileira, para destruir o Estado, seu papel social e tudo que a sociedade construiu coletivamente”, observou.

Professora Rosa Neide afirmou que a proposta do homeschooling visa um grande projeto de dominação por parte da área ideológica do governo Bolsonaro. “Ao tentar tomar a educação básica e as universidades com sua proposta de educação domiciliar, a extrema direita busca fazer guerra cultural, mudar a cultura para impor o predomínio do conservadorismo e agravar os preconceitos e o negacionismo”, disse.

Participante da reunião, o representante do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), professor Luiz Dourado, ressaltou que “a Constituição Federal de 1988 estabelece o direito dos pais discutirem qual escola os filhos estudarão, mas não permite que eles escolham se os filhos irão à escola ou não”, afirmou.

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) elogiou a apresentação do professor da USP e destacou que ao estabelecer para a educação brasileira a prioridade do homeschooling, “o governo Bolsonaro visa destruir o modelo de Estado republicano” construído duramente ao longo da história do País, “onde os diferentes convivem na escola e constroem consensos”.

Elitismo

O líder da bancada do PT, deputado Bohn Gass (PT-RS), destacou a luta do povo brasileiro pela inclusão de todos os alunos na escola, para a construção de conhecimento coletivo e a possibilidade de mobilidade social. “Agora eles querem a exclusão. Famílias humildes não terão condições de ofertar educação domiciliar pra seus filhos. E como ficará a socialização com o diferente? A preparação para viver em sociedade?”, questionou.

O Professor Romualdo corroborou as palavras do líder ao reafirmar o elitismo da educação domiciliar. “Precisamos fortalecer o argumento do elitismo dessa proposta. Aqueles que podem custear a educação domiciliar poderiam contribuir com a melhoria do espaço comum, com a construção de uma escola de qualidade para todos e todas, mas não, se abstêm para não se misturar. E muitas vezes em nome do fundamentalismo religioso se recusam a oferecer o ensino universal para seus filhos, que é ofertado na escola”.

Além do elitismo, o professor da USP afirma que o homeschooling é uma ferramenta de ampliação da desigualdade social e privatização da educação. “A escola cumpre função de reduzir a desigualdade social. Quando impeço os mais abastados de irem à escola mantenho e amplio a desigualdade. Sem falar que existe uma série de interesses privatistas no homeschooling, com empresas querendo produzir material para as aulas em casa. Isso é privatização da educação, que mais tarde pode avançar para ofertar de vouchers para todas as famílias manterem seus filhos estudando em casa”, projetou.

PL 5595 e 3477

Os parlamentares também debateram o encaminhamento da luta para barrar a votação do mérito do projeto de (PL 5595/2020), que prevê a volta imediata das aulas presenciais.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, afirmou que os profissionais da educação querem voltar às salas de aulas, mas somente após estarem vacinados e vacinadas.

O deputado Odair Cunha (PT-MG) concordou com Heleno e alertou para a necessidade de unidade na argumentação contrária ao PL 5595. “Precisamos argumentar fortemente que o risco da transmissibilidade da Covid-19 na escola é muito alto. Retornar às aulas de qualquer forma e ao sabor do gestor de plantão pode significar a transformação das escolas em centros de transmissão do vírus”, disse.

Professora Rosa Neide também pediu apoio de todos os parlamentares da bancada e diálogo junto aos demais partidos, pelo convencimento aos pares da necessidade de derrubada do veto presidencial ao PL 3477, de sua autoria, que destina R$ 3,5 bilhões para estados e municípios ofertarem internet gratuita e equipamentos a professores e alunos das escolas públicas para aulas remotas, nesse período de pandemia.

Os parlamentares Zeca Dirceu (PT-PR), Leo de Brito (PT-AC), Merlong Solano (PT-PI) e Reginaldo Lopes (PT-MG), também participaram da reunião.

Foto: Reprodução Zoom

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100