Educação brasileira tem quem lute por ela, afirmam manifestantes em ‘Abraço’ na UnB

A educação brasileira tem quem lute por ela. Esse foi o recado que os manifestantes que participaram do ato em defesa da Universidade de Brasília (UnB) mandaram para o governo Bolsonaro que quer promover um corte de 30% nos recursos destinados às universidades e institutos federais. “Esta universidade vai honrar o legado de Darcy Ribeiro e de Anísio Teixeira, vai tecer a resistência contra as ameaças impostas pelo MEC e pelo governo Bolsonaro”, anunciou Erika Kokay (PT-DF), uma das idealizadoras do evento, que ocorreu nesta terça-feira (7), na UnB.

Ex-estudante da instituição, a deputada avaliou que o desmonte que Bolsonaro pretende fazer às instituições públicas de ensino superior do País “é parte de um processo mais amplo de silenciamento de um modelo de educação crítico e libertário”.

“Querem nos tirar a liberdade, a consciência crítica e a condição de sujeitos. Nós estamos aqui para lembrar a memória de Honestino Guimarães [líder estudantil assassinado pela ditadura militar] e de uma UnB que enfrentou e ajudou a derrotar a ditadura militar”, enfatizou a petista.

Abraço

A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PT-SP), participou do ato e afirmou que o ‘Abraço’ que a comunidade acadêmica e parlamentares deram na UnB simboliza um abraço em todas as universidades brasileiras, nas instituições federais e na educação pública que padecem com as medidas adotadas pelo atual governo.

“Queremos mostrar que a educação no Brasil tem quem lute por ela. Esse é o prenúncio de uma grande caminhada em defesa da educação, mas sobretudo, do Brasil e da democracia”, frisou Gleisi.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), lembrou que ontem (6), o Brasil foi despertado por mais de 100 manifestações que ocorreram em vários pontos do País, protagonizados pelas universidades e institutos federais. Segundo ele, essas instituições estão dando demonstração de resistência e luta. “Não vamos aceitar essa política de destruição do ensino público e gratuito no Brasil”, assegurou.

Participaram também do ato, as parlamentares Margarida Salomão (PT-MG), Maria do Rosário (PT-RS), Benedita da Silva (PT-RJ) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Helder Salomão (PT-ES).

Foto Lula Marques

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100