Dia Mundial da Saúde: “Nossos heróis e heroínas usam jaleco branco”, afirma Erika Kokay

Deputada Erika Kokay. Foto: Gabriel Paiva

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) participou da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, nesta quarta-feira (3/4), requerida pelo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG) e pelo deputado Zé Neto (PT-BA)

Durante a sessão, Kokay enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos profissionais de saúde que têm desempenhado um papel crucial, como fora durante a pandemia da Covid-19. “Tenhamos coragem para defendermos e continuarmos fortalecendo o SUS. Coragem para estarmos aqui reconhecendo o valor da própria ciência e coragem para reconhecermos todos os dias – o que a pandemia mostrou de forma muito clara – que os nossos heróis e heroínas usam jaleco branco. São os heróis e heroínas do Brasil, aqueles que constroem todos os dias a saúde de qualidade e, particularmente, o Sistema Único de Saúde”, afirmou Erika.

Brasil Sorridente

A deputada Erika Kokay destacou que saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim, a qualidade de vida e a felicidade. Ela mencionou o programa “Brasil Sorridente” como exemplo de como a saúde bucal pode impactar positivamente a vida das pessoas, ao proporcionar autoestima e alegria.

A parlamentar ressaltou como essencial a importância da saúde integral, incluindo a saúde mental e emocional, e como projetos de apoio, a exemplo dos que auxiliam mulheres vítimas de violência a recuperarem seus sorrisos. Ela enfatizou que “a saúde é um conceito holístico e que negar a ciência é não compreender sua verdadeira natureza”.

Fortalecimento do SUS

Para a petista, o SUS é “patrimônio material da humanidade”, ao destacar sua importância na universalização e na consideração das diversas identidades e recortes sociais no País. Ela ressaltou que o SUS é um instrumento conquistado pelo Brasil, um país com uma história marcada por desigualdades.

Kokay enfatizou ainda que fortalecer o SUS é fundamental a fim de garantir a saúde como qualidade de vida e bem-estar, indispensáveis à busca da felicidade. Ela também mencionou a importância do programa de imunização, que além de proteger, contribui para a reconstrução da esperança e valorização da imunização no país. A deputada afirma a “importância de não questionar a ciência e de reconhecer a humanidade em todos nós”.

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também