Deputadas do PT propõem lei para garantir água gratuita em eventos após morte de fã em show de Taylor Swift

Após a morte da estudante universitária Ana Clara Benevides, na noite de sexta-feira (17), durante o show de Taylor Swift no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, as deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Érika Kokay (PT-DF)  anunciaram que vão apresentar projeto de lei que garante a distribuição gratuita de água em eventos.

A jovem, de apenas 23 anos, passou mal no início da apresentação em virtude da forte onda de calor. Pessoas presentes no evento reagiram nas redes sociais, acusando a empresa responsável pela organização, a Time For Fun, de proibir a entrada de garrafas de qualquer tipo – inclusive as de água – no estádio. A partida prematura de Ana Clara gerou uma onda de indignação.

“Lamentável a morte da jovem Ana Clara Benevides no show da Taylor Swift. Manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos diante essa indignante situação. Aproveito para anunciar que vou protocolar o projeto de Lei Ana Benevides a pedidos dos fãs e por justiça por Ana”, disse Ana Pimentel.

Érika Kokay foi na mesma linha. “Água não é mercadoria. Apresentarei um projeto de lei para garantir que eventos tenham fornecimento gratuito de água e que ninguém seja impedido de entrar com uma garrafa de água em um evento. O que vimos ontem em um show no Rio de Janeiro tem que ser o fim dessa lógica mercadológica. Afinal, água é direito”.

Indignação coletiva

A jovem de apenas 23 anos, passou mal no início da apresentação em virtude da forte onda de calor. Pessoas presentes no evento reagiram nas redes sociais, acusando a empresa responsável pela organização, a Time For Fun, de proibir a entrada de garrafas de qualquer tipo no estádio. A partida prematura de Ana Clara gerou uma onda de indignação.

 

Ana Clara Benevides/ Reprodução internet

A falta de informações e providências adequadas durante o evento deixou muitos questionamentos. Segundo Ana Pimentel, o  Projeto de Lei Ana Benevides visa a assegurar a proteção e o direito  inalienável à saúde dos frequentadores de eventos, estabelecendo medidas para garantir a disponibilidade de água e condições adequadas durante eventos públicos de grande porte.

“É inaceitável que situações como esta ocorram. Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Ana Clara. É necessário garantir a segurança e o bem-estar dos participantes de eventos, especialmente em condições climáticas extremas como as que estamos enfrentando no momento”, afirmou a deputada.

Show sem ventilação

A proibição de garrafas de água no evento foi objeto de preocupação generalizada, especialmente diante das condições climáticas adversas e relatos de altas temperaturas. A ausência de bebedouros e a utilização de tapumes que bloquearam as entradas de ventilação do estádio representaram um agravante no risco à saúde dos presentes.

Portaria

O ministro da Justiça, Flávio Dino, editou uma portaria, neste sábado (18), determinando a disponibilização de água em shows. A medida passa a valer imediatamente.  “A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. As empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso”, escreveu o ministro.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), espera que a empresa responsável pelo evento seja responsabilizada. “Ministro Flavio Dino adota providências diante da tragédia criminosa ocorrida no show de ontem de Taylor Swift. Que a empresa que proibiu a entrada de água, cobrou caro por um copo e ainda cercou o evento com tapumes deixando o local uma verdadeira sauna seja responsabilizada. Nossa solidariedade aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides”.

 

Redes sociais

 

Diversos deputados e deputadas da Bancada do PT na Câmara lamentaram, em suas redes sociais, a morte da jovem, além de reafirmarem que a água é bem  essencial e não mercadoria.

O líder em exercício do Governo na Câmara, Alencar Santana (PT-SP), se solidarizou com a família de Ana Clara Benevides e pediu justiça. “Não se pode esquecer: uma empresa que cobra R$ 500 no ingresso mais barato para um show proibiu que as pessoas entrassem com água num local com 60° de sensação térmica. Isso terá consequências sérias. Circula a informação de que centenas de pessoas desmaiaram por conta do calor e da possível desidratação”.

O deputado carioca Washington Quaqua (PT-RJ) pediu que o acontecimento seja investigado. “É com grande pesar que recebo a notícia da morte de Ana Clara Benevides de apenas 23 anos no show da Taylor Swift. O Rio passa por uma onda de calor intenso e isso precisa ser levado em consideração pelas produtoras de eventos para que tragédias como essas não aconteçam. Água é essencial e deveria ser distribuída dentro e fora dos estádios de forma gratuita. Isso precisa ser investigado e os devidos responsáveis punidos. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.

O deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) alertou sobre a forte onda de calor que toma conta do Brasil. “O calor tomou proporções muito grandes. Cuidem-se em dobro e tenham cautela, se alimentem adequadamente,  bebam muita água e evitem exposição ao sol. O caso da jovem que faleceu durante um show no Rio é muito lamentável e não pode se repetir”.

Leia mais declarações dos parlamentares:

 

Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – “Absurdo dos absurdos uma jovem de 23 anos falecer po falta de água num show de rock no Rio de Janeiro. Minha solidariedade à família. É preciso acabar com  proibição e entrar com garrafas de água nos shows. Como o dito popular “Água não se nega”.

 

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Onde não entenderam que é essencial para a vida e determinante da morte?

Ana Clara Benevides Machado. 23 anos morta. Mais de 1000 pessoas passando mal. Inaceitável! Revoltante! Água deve ser distribuída gratuitamente no calor”.

 

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “A morte da jovem Ana Clara Benevides, após desmaiar durante o show de Taylor Swift, é triste e revoltante! É inconcebível que o acesso à água seja restrito num local onde a sensação térmica atingiu os 60°, numa época em que o Brasil enfrenta uma onda de calor. O ministro Flávio Dino já determinou a apuração das denúncias e esperamos que seja feita justiça por Ana. Meus sentimentos aos familiares e amigos da jovem estudante”.

 

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O trágico incidente no show da Taylor Swift não apenas ressalta desafios em eventos, mas faz refletir sobre as vulnerabilidades diárias no Brasil incluindo o racismo climático, principalmente nessas últimas ondas de calor que estamos vivendo”.

 

Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) – “A trágica morte da fã Ạna Clara, por conta do calor e impedimento de levar sua garrafa de água, no show de Taylor Swift revolta. Diante da crise climática, que muitos insistem em negar, empresas privadas tem que responder por mais obrigatoriedades. A sensação térmica era de 60ºC e uma mini água custava R$ 8,00. A própria artista pedia distribuição de água ao público. Como assim o fez na tentativa de suprir o que deveria ter sido feito pela empresa. A ganância do capitalismo já mostra que leva à morte. É urgente trabalhar para mitigar os danos nos próximos eventos e avançar em legislação que proteja e assegure a vida”.

 

Deputada Camila Jara (PT-MS) – “É muito triste que uma menina de apenas 23 anos, que estava realizando um sonho, tenha esse destino por conta da ganância. Com as altas temperaturas, o estádio se transformou em uma panela em ebulição, mais de 1000 pessoas desmaiaram”.

 

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Lamentável a perda da jovem Ana Clara Benevides no show de Taylor Swift no Rio de Janeiro. Meus sentimentos aos familiares e amigos. É devastador ver que a ganância por lucro coloca vidas em risco, negando água em um ambiente com 60° de sensação térmica”.

 

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Gravíssima a morte da jovem Ana Clara, de 23 anos, na noite de ontem no evento com 60 mil pessoas. Outras mil desmaiaram. A organização não permitiu entrada de garrafas d’água, nem ofereceu bebedouros. Também não havia caminhões pipa para refrescar o público no calor. Inaceitável”.

 

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Pessoas foram privadas de água em uma sensação térmica de 60°. Isso não pode ficar impune! Toda minha solidariedade aos amigos e familiares da jovem Ana Clara, que só queria realizar seu sonho de assistir um show da Taylor Swift”.

 

Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) – “A proibição de garrafas de água em locais privados durante ondas de calor é um ato criminoso, e finalmente essa atitude vai acabar. A venda de copos de água por uma valor exorbitante de 8 reais, também é um crime”.

 

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também