Decreto para tentar burlar lei eleitoral é mais uma “presepada de Bolsonaro”, diz Guimarães

Deputado José Guimarães. Foto: Gabriel Paiva

O deputado José Guimarães (PT-CE) avaliou como desespero eleitoral de Bolsonaro o decreto nº 9.191/22, editado ontem (27), que dá à Advocacia-Geral da União (AGU) a última palavra sobre a criação – por parte do governo – de benefícios sociais em ano eleitoral, como por exemplo, ampliação do vale gás, adoção da bolsa caminhoneiros de R$ 1 mil e elevação do Auxílio Brasil para R$ 600. “É mais uma presepada, para não dizer outra coisa, essa tentativa desesperadora de querer se recolocar na disputa eleitoral, frente ao absurdo desgaste que este governo tem perante a opinião pública”, afirmou.

Guimarães, na tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (28), antecipou que vai à justiça contra esse decreto. “Nós judicializaremos isso, para que ele [Bolsonaro] não cometa mais esse crime. Vamos à justiça contra essa marmota [decreto] que visa a fazer com que a AGU possa legalizar as patifarias, as ilegalidades desse governo”.

O deputado destacou que a lei eleitoral proíbe a criação de benefícios sociais em ano de eleições. “Como pode um negócio desse? Nós temos um arcabouço jurídico, político e eleitoral no País. Quem rege a eleição é a Lei Eleitoral, que nós aprovamos aqui. Nela existem todas as vedações, o que pode ou o que não pode”, frisou Guimarães.

Ele reiterou que existe todo um conjunto de regramento que estabelece a conduta dos agentes públicos nos processos eleitorais, que têm o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais para avaliarem e para acompanharem esses processos, além de eles também zelarem pela boa aplicabilidade do processo da Lei Eleitoral.

“Pois bem, o que faz Bolsonaro agora? Determina, reformula o decreto de 2017 dizendo que caberá à AGU dar parecer, por exemplo, se ele quiser distribuir um vale-gás, ou um um vale que ele inventa por aí, será a AGU que vai dar o parecer sobre a legalidade desse ato do presidente da República. Isso é uma esculhambação geral do País!”, desabafou.

Resultado da eleição

Para Guimarães, Bolsonaro tem é que aceitar o resultado da eleição democraticamente. “A soberania popular é uma cláusula pétrea, é a coisa mais sublime que existe, é a garantia da democracia. Não há democracia sem a participação popular, sem o sufrágio universal. E vem agora este governo querendo que a AGU se posicione e avalie se os atos praticados pelo presidente da República são legais e estão dentro ou não do arcabouço jurídico, dentro do que prevê o processo eleitoral brasileiro. Isso não pode!”, reforçou.

O deputado informou que a Bancada do PT na Câmara e vários parlamentares individualmente já protocolaram projeto de decreto legislativo para suspender os efeitos do decreto nº 9.191/22. “A Liderança do PT já fez isso, o líder deputado Reginaldo Lopes (MG) e nós também já fizemos isso”, reiterou.

Guimarães concluiu reafirmando que Bolsonaro sabe que vai perder a eleição, e os seus interlocutores sabem disso também. “O desespero é generalizado, porque ninguém ganha eleição, porque nenhum governo ganha a eleição envolvido numa crise que afeta diretamente a vida dos brasileiros e brasileiras”, observou o deputado.

Ele ainda enfatizou que a fome, o desemprego, a desesperança, a violência, “todas essas mazelas estão cravadas e são do DNA desse governo incompetente e cruel, que só maldade e perversidade tem feito contra o povo brasileiro”.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100