Debate sobre maioridade penal terá representante da Unicef ; matéria pode ir a voto neste mês

MARGARIDA ROSARIO

A comissão especial que analisa a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ouve, nesta terça-feira (2), a consultora Nacional do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Karyna Sposato, e o secretário de Defesa Social de Minas Gerais e presidente do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), Bernardo Santana de Vasconcellos. O debate é uma proposta das deputadas Margarida Salomão (PT-MG) e Maria do Rosário (PT-RS).   

O Unicef avalia que a redução da maioridade penal está em desacordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU, com a Constituição Federal e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para Margarida Salomão, o debate de ideias deve ajudar na elaboração do relatório final do colegiado.  

“Temos que avançar no debate desse tema de maneira racional. Espero que o Dr. Bernardo Vasconcelos traga um raciocínio objetivo e lógico, ainda que seja pela redução. Já a posição da Unicef é baseada em dados internacionais que apontam que a maioria dos países caminha para a imputabilidade penal aos 18 anos. A discussão do direito comparado será importante para a embasar o relatório da comissão”, destacou.  

No domingo (31), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse em seu Twitter que deve colocar a proposta para votação no plenário até o fim de junho. “Defendo, e vou sugerir ao relator, que se faça um referendo sobre a redução da maioridade para que a gente faça um grande debate”, disse Cunha. “Tenho absoluta convicção de que a maioria da população é favorável.”

Unicef – Segundo o Unicef, “essa é uma decisão que, além de não resolver o problema da violência, penalizará uma população de adolescentes a partir de pressupostos equivocados”. A organização afirma ainda que “no Brasil, os adolescentes são hoje mais vítimas do que autores de atos de violência. Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Na verdade, são eles, os adolescentes, que estão sendo assassinados sistematicamente”.

Héber Carvalho com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100