Crimes na AM: Comissões promovem diligência ao Vale do Javari, para ouvir indígenas e entidades

Deputado José Ricardo. Foto: Eric Souza/Divulgação

Em ação conjunta das Comissões Externas da Câmara e do Senado sobre a situação do Vale do Javari, será realizada nesta quinta (30), diligência aos municípios de Atalaia do Norte e de Tabatinga, no Alto Solimões (AM). Audiências públicas serão promovidas nas duas cidades, coordenadas pelo deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ambos presidentes das Comissões na Câmara, e no Senado, respectivamente. Os parlamentares presentes ouvirão indígenas, entidades locais e órgãos públicos que atuam na defesa da região. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente marcará presença nessa diligência.

As Comissões Externas têm a missão de acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips. Também querem apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas na região do Vale do Javari e quais projetos existem para a região, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do País, mas que são constantemente vítimas da violência, do tráfico de drogas e do garimpo ilegal.

“Ainda é preciso esclarecer todas as circunstâncias envolvendo os assassinatos de Bruno e Dom, inclusive, com relação a possíveis motivos e mandantes. Por isso, iremos conversar e ouvir as diversas representações indígenas e órgãos federais e estaduais. É mais um crime que revela o abandono da Amazônia pelas autoridades: Funai sucateada, pouca estrutura da PF e na Base Anzol, além da inércia do Conselho da Amazônia. Temos crimes ambientais, ameaças, violência, mortes e muita omissão por parte do Governo Bolsonaro e do governador Wilson Lima, que vêm resultando num estado de barbárie no Vale do Javari”, declarou o deputado Zé Ricardo.

Primeira audiência

No final da manhã de quinta-feira, acontece a primeira audiência pública, no município de Atalaia do Norte, com representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas (OPI) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e além de representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). Já no final da tarde, em Tabatinga, acontecerá reunião com a Força-Tarefa responsável pelas investigações dos assassinatos de Bruno Pereira e de Dom Phillips (Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Exército e Marinha, além da Funai e do Ibama).

Dentre os parlamentares que deverão seguir em diligência ao Vale do Javari, estão previstos os deputados federais Zé Ricardo (presidente), Joenia Wapichana (vice-presidente), Vivi Reis (relatora), Erika Kokay (PT-DF), João Daniel (PT-SE) e Rodrigo Agostinho. Já dentre os senadores estarão Randolfe Rodrigues (presidente), Fabiano Contarato (vice-presidente), Nelsinho Trad (relator), Leila Barros e Eduardo Velloso.

 

Assessoria de Comunicação do deputado federal José Ricardo (PT)

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100