Coronavírus: PT apresenta projeto de amparo aos agricultores familiares

A Bancada do PT na Câmara apresentou projeto de lei, para garantir medidas emergenciais de amparo aos agricultores familiares do Brasil, a fim de mitigar os impactos socioeconômicos da pandemia do Covid-19, durante o período de vigência do estado de calamidade pública no País.

O projeto requer, mesmo com a suspensão das atividades escolares no Brasil, a manutenção dos repasses da União para estados e municípios com o objetivo de adquirir alimentos da agricultura familiar, direcionados à merenda escolar. Pelo projeto, havendo possibilidade de logística durante o estado de calamidade pública, esses produtos seriam distribuídos às populações carentes nas áreas urbanas e rurais.

No documento, os parlamentares julgam indispensável que durante o período da calamidade pública o governo central garanta aos agricultores e agricultoras familiares o fornecimento dos serviços essenciais de luz e água com a suspensão das respectivas cobranças, bem como o fornecimento de um botijão de gás/mês para cada família beneficiária do programa Bolsa Família. Solicitam também, a criação de linha de crédito emergencial para agricultores familiares para a safra 2020/2021, com taxa de juros zero para o financiamento de custeio da produção de alimentos básicos, além de outras medidas.

“As medidas alcançam o conjunto dos segmentos que integram a agricultura familiar, que constituem o esteio da segurança alimentar dos brasileiros. Ainda que focado para esses setores, a propositura, no entanto, alcança nos seus efeitos positivos, um amplo espectro de setores sociais organicamente articulados com a agricultura familiar, no campo e nas cidades, e que da mesma forma tendem a sentir de forma desproporcional os efeitos igualmente assustadores da crise”, justificaram os deputados.

Segurança Alimentar

Para o deputado Padre João (PT-MG), um dos autores do projeto, se o agricultor familiar parar de produzir, a segurança alimentar do Brasil está ameaçada. “Estamos tomando medidas para mitigar os efeitos provocados pelo coronavírus em todo o País, e os agricultores familiares não podem ficar esquecidos neste processo. A renda é pequena e feita com muito sacrifício. O que era pouco pode ficar mais reduzido ainda”. O deputado ressalta que são mais de 75 mil famílias prejudicadas.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou a importância dos movimentos do campo, presentes de forma permanente no Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, na elaboração do PL. “As lideranças construíram junto conosco as propostas, e sem dúvida esse projeto é mais uma prova do compromisso estabelecido do PT de lutar para garantia de direitos e renda aos povos do campo, das florestas e das águas diante da grave situação que estamos no combate à pandemia do novo coronavírus”.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100