Congresso reúne população LGBTQIA+ em seminário sobre direitos e participação política

Congresso está iluminado desde ontem. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Na noite de 28 de junho de 1969 os frequentadores do Bar Stonewall, em Nova Iorque, passavam por mais uma revista abusiva da polícia. O público, na maioria gays, negros, travestis e latinos era humilhado e agredido. Mas, naquela noite, houve uma revolta contra a ação policial. A vergonha dava lugar ao orgulho. Começava ali o movimento de liberação gay e o ativismo LGBTQIA+.

Para marcar essa trajetória de 52 anos, avanços e retrocessos, foi aberto nessa segunda (28), o 18º Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional com o tema “Construção Democrática e Participação Social: os desafios para a cidadania LGBQIA+ frente à pandemia”. O evento continua nesta terça (29).
LGBTQIA+ é a sigla para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, “queer” (quem transita entre as noções de gênero), intersexo, assexuais e outras variações (representadas pelo +).

Por causa das restrições sanitárias provocadas pela pandemia, o seminário é realizado pela internet, com transmissão no canal do YouTube da Câmara dos Deputados. A mesa de abertura foi uma homenagem ao ator e comediante Paulo Gustavo, que faleceu de Covid-19 em maio. A cantora e deputada estadual por São Paulo, Leci Brandão, cantou o Hino Nacional.

Para o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) “esse seminário tem grande importância principalmente neste momento da vida brasileira. Quando temos um governo que estimula o ódio, a violência e a discriminação. É um ato de coragem e compromisso do Congresso Nacional, que deve ser um espaço permanente para ouvir a sociedade brasileira. Os impactos econômicos, sociais de culturais da pandemia no nosso país são imensos, e a população LGBTIA+ perdeu emprego, renda e ainda enfrenta o estigma institucional. Viva a luta dessa população”.

O parlamentar Helder Salomão (PT-ES) também destacou que “esse seminário é símbolo de resistência, ainda mais durante a pandemia. Sabemos o quanto as vulnerabilidades ficaram ainda mais visíveis. A população LGBTQIA+ ficou mais exposta que antes. É um encontro para estimular o diálogo, já que o Congresso Nacional não faz a sua parte e é preciso que STF decida sobre a homofobia ser tipificada como crime inafiançável”.
A realização desta edição é uma parceria entre as Comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Cultura; de Defesa dos Direitos das Mulheres e pela de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pelo Senado Federal, aprovaram requerimentos a Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Legislação Participativa. Além da participação de vários movimentos sociais.

“A nossa resistência é estarmos vivas”

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, senador Humberto Costa (PT/PE) lembrou que “ninguém pode ser violentado, ter seus direitos feridos apenas por ser o que é. A Constituição é clara, não pode haver qualquer tipo de discriminação. Temos que ser intransigentes com isso.”

“Os direitos LGBTIA+ são os direitos de existir, viver e amar. Quando essa série de seminários começou, há 18 anos, destacamos a integração entre sociedade e parlamento. Porém, até hoje a Câmara não votou os projetos de lei que definem crimes de ódio por questão de gênero. E quem se omite sobre isso, é cúmplice dos genocidas que estão no poder”, afirma a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

“Esse encontro traz um pouco de esperança para a nossa organização. Temos um Congresso conservador, que não aceita nossos corpos. Precisamos nos unir e estarmos presentes nos espaços de poder aonde chegamos. Que essa agenda não seja só de junho, mas de todos os dias. Somos uma população muito grande, vamos nos encontrar e organizar. Todo ódio que usarem contra nós, vamos usar como escudo”, apontou o deputado David Miranda (PSOL/RJ).

“É um ato revolucionário um ser humano viver o que ele é, o que ele quiser e amar com coragem. Muitas conquistas da população LGBTQIA+ viraram verdade porque foram judicializadas. O direito a casar, a ter filhos, declarar imposto de renda conjunto, direito de doar sangue, foram conquistadas pela via judicial e não pela ação do Congresso. Tenho muito orgulho da minha orientação sexual. E só estamos aqui porque muitos lgbts pagaram com a própria vida para ter espaço de luta”, ressaltou o senador Fabiano Contarato (Rede Sustentabilidade/ES).
“A nossa resistência é estarmos vivas e vivos. Parem de nos matar, de nos estuprar, violentar, de nos agredir. Nós, lésbicas, resistimos e sempre fomos fortes”, denunciou Léo Ribas, da Liga Brasileira de Lésbicas.

Neste ano, as torres do Congresso Nacional terão a bandeira LGBTQIA+ numa projeção mapeada e, nas cúpulas, serão projetadas as cores da bandeira.

Também participaram vereadores, deputados estaduais e representantes Rede Trans Brasil; Associação Brasileira de Intersexos; Aliança Nacional LGBTI+; Associação de Famílias de Transgêneros; Coletivo LGBT do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem Terra; Rede Afro LGBT; Defensoria Pública da União; Rede Candaces; Articulação Brasileira de Lésbicas; Frente Bissexual Brasileira; Coletivo #votelgbt; Coletivo LGBT da CUT; Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos; Conselho Federal de Psicologia e ONG Somos.
Serviço
A programação desta terça (29) está disponível na página da Comissão de Legislação Participativa (CLP) no site da Câmara dos deputados. No mesmo endereço, está a íntegra, em áudio e vídeo, da sessão de abertura desta segunda.

Inscrições pela internet:
INSCRIÇÕES

Transmissão 29 de junho:
ASSISTA A TRANSMISSÃO AQUI

Assessoria de Comunicação-CLP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex