Comissão discute metas da Agenda 2030 e o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Deputada Erika Kokay (PT-DF) coordena debate sobre metas do desenvolvimento sustentável - Foto: Thiago Coelho

“ODS devem estar ligados à economia para garantir existências plenas e direitos fundamentais”, afirmou a deputada Erika Kokay

Por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou audiência pública, nesta terça-feira (22/10), para discutir o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. O encontro abordou o Relatório Nacional Voluntário e o Relatório Luz, que reafirmou o compromisso do país com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa alcançar 169 metas até 2030, como erradicação da pobreza e uso sustentável da economia.

A deputada fez uma fala contundente sobre a importância das metas dos ODSs e das políticas públicas que garantem direitos. Para a parlamentar, os ODS são interligados e tratam da garantia de direitos que, por sua vez, são indivisíveis. “Os ODS dizem respeito aos direitos, e os direitos são enganchados, são indivisíveis, inter-relacionados. Não se assegura um direito eliminando outro direito”, afirmou.

A parlamentar criticou o governo anterior que eliminou o Relatório Nacional Voluntário, retirou os ODS dos instrumentos orçamentários e das políticas públicas. “O governo anterior tirou os ODS de todo o Plano Plurianual (PPA) e vetou a palavra ODS”, denunciou Erika.

Agenda 2030

Rômulo Paes de Sousa, representante da Fiocruz, ressaltou a relevância da Agenda 2030 e a evolução da participação do Brasil ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a criação da agenda foi fortemente influenciada pelas políticas públicas brasileiras da primeira década deste século, especialmente durante a conferência Rio+20, realizada no Brasil. “A Agenda 2030 é um apelo a uma geração, portanto ele não se resume a uma ação de governo ou de mercado”, afirmou Paes de Sousa.

Sousa também destacou o retorno recente do governo federal às discussões e sua busca por estreitar laços internacionais para o cumprimento das metas. “O Brasil volta à cena com qualidade, com conteúdo, com compromisso”, disse.

Relatório Nacional Voluntário

Thiago Gehre Galvão, assessor técnico da Secretaria-Geral da Presidência da República, falou sobre os desafios enfrentados entre 2019 e 2022, quando a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi extinta. “Passamos por um período bastante difícil entre 2019 e 2022, quando não tivemos espaço de participação social”.

Ele afirmou que, com a retomada da Comissão em 2023, houve um esforço conjunto entre o Governo Lula, sociedade civil e instituições como a Fiocruz, Ipea e o IBGE para elaborar o Relatório Nacional Voluntário. “O RNV foi resultado de um esforço coletivo, incluindo consultas públicas para garantir que o documento refletisse as perspectivas de diferentes setores da sociedade brasileira”.

Segundo Galvão o relatório é um mecanismo de prestação de contas internacionais e o objetivo é chegar em 2026 com um novo relatório que reflita os avanços das políticas públicas inovadoras.

Relatório Luz

Erika Kokay elogiou a sociedade civil que está lançando o oitavo Relatório Luz, que mesmo com o “apagão de dados” promovido pelo governo anterior continuou resistindo e produzindo o documento. “Estamos voltando a respirar”, declarou.

A deputada também afirmou que os ODS devem estar ligados à economia para garantir existências plenas e direitos fundamentais. O lançamento oficial do Oitavo Relatório Luz está marcado para o final desta terça-feira, reiterando o compromisso contínuo do Brasil com a Agenda 2030.

Cooperação internacional e futuro

Durante a audiência, também foi mencionado o papel da cooperação internacional no cumprimento das metas da Agenda 2030. A participação ativa do Brasil em fóruns internacionais foi saudada, e a expectativa é de que, com o fortalecimento das políticas públicas e o engajamento de diversos setores, o país continua avançando nos próximos anos em direção às metas condicionais.

Foto: Thiago Coelho

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100