Comissão aprova emenda do PT para garantir correção do salário-mínimo em 2023 pela inflação do período mais ganho real

Reprodução/ Associação Nacional dos Servidores Públicos, de Previdência e da Seguridade Social (Anasps)

A Bancada do Partido dos Trabalhadores aprovou na manhã desta terça-feira (14), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, emenda para garantir na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO-2023) parâmetros de fixação do salário mínimo. Na emenda, defendida pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), o valor do salário-mínimo para o próximo ano corresponderá ao resultante da soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e do percentual equivalente à taxa de crescimento real do PIB, ambos acumulados nos 12 (doze) meses anteriores ao mês do reajuste, calculados e divulgados pelo IBGE.

Deputado Rogério Correia. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

“Estamos garantindo ao salário-mínimo a correção pela inflação do período, mais ganho real pelo crescimento do PIB, como acontecia nos governos PT, do presidente Lula e da presidenta Dilma”, afirmou Rogério Correia. A emenda agora segue para a apreciação da Comissão Mista de Orçamento.

Pela emenda do PT, fica assegurado ainda que, na hipótese de não divulgação dos índices estipulados, referente a um ou mais meses compreendidos no período do cálculo até o último dia útil imediatamente anterior à definição e publicação do valor do salário mínimo anual, o Poder Executivo estimará os índices dos meses não disponíveis.

Rogério Correia explicou que para o critério apresentado pela Bancada do PT foram usadas as referências semelhantes aos termos que já vigoraram no País, estabelecido na Lei 12.382/2011 e até o exercício de 2019, pela Lei nº 13.152, de 29/07/2015.

O salário mínimo, enfatizou o deputado do PT de Minas, tem repercussão na maioria das relações de trabalho, nos benefícios do sistema de proteção do trabalho, na concessão de benefícios assistenciais e previdenciários. “Nessa perspectiva, além da reposição da inflação do ano anterior, propomos, adicionalmente, a aplicação do percentual do crescimento real do PIB, apurado no ano anterior”, explicou Rogério Correia, acrescentando que a aceleração da inflação tem sacrificado a classe trabalhadora e os milhares de segurados da Previdência Social que sobrevivem do valor definido a essa renda mínima.

“É preciso preservar o poder aquisitivo que a Constituição Federal (IV, art 7º) assegura a esses brasileiros”, reiterou o parlamentar. Ele argumentou também que a redução do poder de compra do salário mínimo contribui ainda mais para o quadro de deterioração econômica do país, com crescente restrição de demanda.

Votação da LDO

A Comissão Mista de Orçamento reúne-se hoje (14), às 14h30, no plenário 2, para votar o relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2023), apresentado pelo senador Marcos do Val (Pode-ES) na semana passada. O texto traz regras sobre apresentação e acolhimento das emendas.

Uma vez aprovado o relatório preliminar, começa a fase de apresentação de emendas ao relatório final, que vai do dia 15 ao dia 23 deste mês. Depois desta fase, o texto ainda terá que ser apreciado por deputados e senadores, em sessão do Congresso Nacional.

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo