Com voto do PT, Senado aprova suspensão das provas do Enem

Os senadores da bancada do PT comemoraram a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.277/2020, da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB), que suspende a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em casos de calamidade pública. A proposta tramitou em conjunto com o PL 2020/2020, de autoria dos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Paulo Paim (PT-RS). O único voto contrário foi do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

A ideia, que segue para análise da Câmara dos Deputados, teve como base o impasse provocado pela pandemia de Covid-19 no País, a respeito do adiamento ou manutenção do calendário do Enem 2020, previsto para novembro. “Adiar o Enem é fundamental para garantir justiça social”, apontou o líder do PT, senador Rogério Carvalho (SE), que na última semana também acionou a Procuradoria Geral da União (PGR) para garantir o adiamento do exame.

Entre os argumentos apresentados pelos parlamentares estão a falta de aulas provocada pela crise sanitária, as dificuldades para implementação do ensino a distância, o fato de que muitos alunos da rede pública não têm acesso à internet em casa e, inclusive, o aprofundamento da desigualdade no país.

Por observarem que a interrupção das aulas pela pandemia de covid-19 impossibilita o preparo de muitos estudantes para o Enem, senadores estavam se manifestando pelo adiamento do exame antes mesmo da votação desta terça-feira (19).

“Insistir na manutenção do calendário do exame é aumentar a desigualdade social já existente. As escolas públicas estão fechadas e a grande parte dos estudantes das camadas mais pobres não têm acesso às ferramentas adequadas para estudar”, disse o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Na mesma linha, o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), destacou que os estudantes sofreriam “enormes prejuízos” com a manutenção do calendário divulgado pelo governo.

“O não cancelamento do Enem trará prejuízos enormes para estudantes de escolas públicas, pobres e negros que vivem nas periferias e não possuem acesso à internet”, apontou.

Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), o adiamento da aplicação das provas do Enem se trata de uma medida “justa e necessária”. “O estudo remoto, solução para muitos durante a quarentena, é inacessível para alunos de baixa renda. Será uma insensatez fingir normalidade e manter o cronograma de provas neste cenário. O Estado tem, portanto, obrigação de reconhecer essa realidade e adiar o Enem até que tenhamos condições de realizar este processo de uma forma justa para todos e todas”, disse.

Os estudantes mais pobres, na avaliação do senador Paulo Rocha (PT-PA), enfrentarão condições desfavoráveis para a realização do exame decorrentes da pandemia. “Educação é direito de todos e de todas. Dificultar o acesso da juventude ao Enem é negar esse direito”, salientou.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE), enfatizou o fato de o Congresso Nacional necessitar, mais uma vez, corrigir uma medida injusta imposta pelo governo Bolsonaro.

“Não é justo realizar o Enem quando milhões de estudantes estão sem aulas e a maioria deles não tem condições de continuar os estudos. Vamos corrigir mais uma injustiça desse desgoverno maluco”, enfatizou.

Manifestação do PT

Em nota, a Comissão de Assuntos Educacionais do Partido dos Trabalhadores PT já havia apontado que, diante da crise sanitária, a realização dos exames em novembro está inevitavelmente prejudicada. De acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, as provas deverão ser aplicadas em novembro e dezembro deste ano.

 

Por PT No Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100