Charge e piada de juiz sobre execução da presidenta são infames e inadmissíveis, afirmam deputadas

margarida erika
As deputadas Margarida Salomão (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF) criticaram, na tribuna da Câmara, a charge do cartunista Chico Caruso – publicada neste domingo (8) na capa do jornal O Globo e reproduzida em dezenas de diários espalhados pelo País – sugerindo a execução da presidenta Dilma Rousseff. A peça mostra a presidenta ajoelhada, de mãos nas costas, à frente de um homem encapuzado segurando uma faca.

Margarida Salomão lembrou que o Dia Internacional da Mulher serve para a sociedade brasileira “comemorar as conquistas obtidas pelas mulheres na história recente” e também para apontar as lutas a serem travadas: contra a violência, contra a desigualdade de remuneração, contra a falta de oportunidades. “Pois exatamente ontem nós tivemos duas manifestações infames. A primeira delas é do chargista Chico Caruso, que, num momento de infelicidade extrema, representa a Presidenta da República como uma mulher a ser decapitada. Justamente na véspera do dia em que se vai sancionar uma lei que agrava a punição ao feminicídio, nós temos o feminicídio como metáfora política”, criticou Margarida.

“Nada temos a dizer em termos da liberdade de expressão. Mas a liberdade de as pessoas se expressarem não é a liberdade que elas têm de ofender, de magoar e, particularmente, de insultar a luta das mulheres contra a violência exercida contra elas mesmas”, acrescentou a deputada mineira.

A outra manifestação critica por Margarida e por Erika Kokay foi uma publicação do juiz federal Alexandre Infante, de Montes Claros (MG), na sua conta no Twitter. “Dilma disse que vai sancionar amanhã a Lei do Feminicídio. Legislando em causa própria?”, postou o magistrado, que é diretor financeiro da Associação Brasileira dos Juízes Federais (Ajufe). Após ser criticado, o juiz apagou sua conta do Twitter.

“No dia de ontem, Dia Internacional da Mulher, é inadmissível que nós tenhamos juízes postando ofensas como as que foram postadas contra a Presidenta Dilma Rousseff e que tenhamos charges que estimulem esse feminicídio”, protestou Erika Kokay.

“O juiz, dentro desse carnaval que se tornou a expressão jurídica, decidiu fazer uma piada também de péssimo gosto e lamentável. Um juiz é alguém que deve ter compostura, reserva na sua expressão, não deve abusar da sua prerrogativa. Ele fez um comentário absolutamente alucinado, dizendo que quem sabe a Presidenta estará sancionando uma lei – que resultou de uma luta travada aqui neste plenário – em benefício próprio”, declarou Margarida.

Repudiando a violência simbólica, porque a violência que se exerce contra as mulheres não é apenas física, repudiando o caráter antidemocrático e a falta de compostura dessa expressão, trago aqui a expressão, como deputada, como mulher e como cidadã brasileira, de absoluto desgosto diante dessas manifestações”, concluiu a parlamentar mineira.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex