CDHM quer explicações do governo de MG sobre violência contra mulheres em Brumadinho

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Helder Salomão (PT-ES), enviou na quinta-feira (14), ofícios ao Governo de Minas Gerais e à Procuradoria-Geral mineira, solicitando providências e informações sobre atos de violência durante uma manifestação de mulheres em Brumadinho.

O ato, na manhã de quinta-feira (14), reuniu manifestantes que denunciavam os possíveis crimes da empresa Vale do Rio Doce no município e pediam agilidade na apuração do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. A ação fez parte também do Dia Nacional de Luta Contra Barragens.

Durante o protesto um trem da Vale carregado de minério foi parado pelas mulheres. Segundo os organizadores, a Polícia Militar foi chamada e disparou balas de borracha contra o grupo e usou bombas de gás para dispersar o protesto e liberar a passagem do trem. Onze pessoas ficaram feridas, dez mulheres e um homem.

“As agressões colocaram em risco a vida e a integridade física das manifestantes. Os tiros foram para reprimir a mobilização popular, para impedir e cercear os direitos à manifestação, à liberdade de expressão e de reunião, garantidos pela Constituição da República, pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana de Direitos Humanos”, afirma Helder Salomão.

Identificar os envolvidos

Nos ofícios para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e para o secretário de Estado de Segurança Pública, o presidente da CDHM solicita a adoção das medidas cabíveis para apurar os casos de violência e identificar os envolvidos.

Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antonio Tonet, o deputado Helder Salomão pede que o Gabinete de Segurança e Inteligência providencie todas as medidas necessárias para apurar os casos de violência e apoiar na identificação dos envolvidos. O Gabinete é responsável pelo controle externo da atividade policial mineira.

“A partir da constatação das violações de direitos humanos descritas, é atribuição da nossa Comissão avaliar e investigar essas denúncias de forma ágil e efetiva”, conclui Helder Salomão.

 

Assessoria de Comunicação CDHM

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100