CDHM pede explicações à OAB e Ministério Público sobre “desfile” de crianças e adolescentes para adoção

A “Semana da Adoção”, idealizada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil no Mato Grosso (OAB-МT), promoveu um desfile com passarela, luzes e coreografia para apresentar – a possíveis pais -, crianças e adolescentes de 4 a 17 anos aptas a adoção. O evento ocorreu na terça-feira (21), no Shopping Pantanal, em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (23), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) enviou ofício ao Conselho Federal da OAB e ao Ministério Público do Mato Grosso pedindo informações sobre a iniciativa.

Para Helder Salomão (PT-ES), presidente da CDHM, “a exposição desnecessária e inaceitável de crianças, que deveriam receber a proteção e a tutela do Estado e colocadas em situação constrangedora, pode acarretar maior sofrimento emocional”. Salomão ressalta que são “indivíduos que já foram prejudicados e feridos pela própria vida, colocados para “competir pelo prêmio da adoção”, que, evidentemente, incentiva a adoção através da aparência”.

O deputado Padre João (PT-MG), também integrante da CDHM, considerou o desfile “uma vergonha, um absurdo”. Na sua avaliação foi um acinte o que foi feito com as crianças no Shopping de Mato Grosso. “Foi uma violação aos direitos das crianças e adolescentes coloca-los para desfilar em uma passarela como teste para adoção. Como se não bastasse a dor e os problemas vividos por estas crianças, são obrigadas a inventar, passando por produtos para agradar os olhos de uma sociedade capitalista, sem escrúpulos. Uma sociedade doente que perdeu a noção dos valores e da dignidade da pessoa humana”, criticou Padre João.

Envolvimento da OAB/MT

A presidente da Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT e da Comissão Nacional da Infância, Tatiane de Barros Ramalho, disse em entrevista de divulgação à imprensa local, que se tratava “de uma noite para os pretendentes poderem conhecer as crianças, a população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e as crianças em si terão um dia diferenciado em que elas irão se produzir, cabelo, roupa e maquiagem para o desfile.”

Para Salomão, o envolvimento da OAB/MT torna o caso ainda mais preocupante. “Um órgão que se propõe a auxiliar na construção democrática e defesa dos interesses da sociedade, compactuar com a violação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes é evidentemente inaceitável”.

O presidente da CDHM conclui lembrando que “é dever do Estado proteger crianças e adolescentes de toda e qualquer ameaça aos seus direitos e não poderemos permitir que sua integridade física e emocional seja afetada, mesmo que mascarada de boas intenções”.

 

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100