Carol Dartora propõe criação de programa para proteção de parlamentares ameaçados

Deputada Carol Dartora. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Deputada apresentou projeto que institui a Política Nacional de Proteção a Parlamentares em situação de risco, vulnerabilidade e vítimas de violência política.

 

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) protocolou o projeto de lei (PL 2540/2023), que institui a Política Nacional de Proteção a Parlamentares em situação de risco, vulnerabilidade e vítimas de violência política de gênero e raça. A proposta, apresentada em 12 de maio de 2023, tem como objetivo criar mecanismos para enfrentar a violência política, garantir a segurança de parlamentares e assegurar o pleno exercício de seus mandatos.

 

O texto prevê a criação de um Programa Nacional de Proteção a Parlamentares, que será implementado por meio de cooperação entre União, estados, municípios e casas legislativas. Entre as medidas propostas estão ações preventivas, assistência integral às vítimas e responsabilização dos autores de ameaças e violências.

Leia Mais: A senadora Janaína Farias é vítima de violência política de gênero

Os principais pontos do projeto são a definição de situações de risco e vulnerabilidade, a ampliação das proteções, a defesa do pluralismo político e a não discriminação por motivos de raça, gênero, identidade de gênero e outros marcadores sociais, as diretrizes de ação, e as medidas específicas de proteção.

Importância e impacto

O PL busca enfrentar a crescente violência política direcionada a mulheres, pessoas negras e outros grupos historicamente marginalizados. Para Carol Dartora, que já enfrentou ameaças durante seu mandato, a proposta é um avanço necessário para consolidar a democracia e proteger a diversidade na política brasileira.

“Não podemos permitir que a violência silencie vozes que representam a luta por igualdade e justiça social. Este projeto é uma resposta concreta à intolerância e um compromisso com a garantia de direitos”, afirmou a deputada.

Leia Também: Carol Dartora denuncia ameaças racistas e misóginas recebidas por e-mail institucional

Atualmente, o texto está sob a relatoria da deputada federal Érica Hilton (PSOL-SP), na Comissão de Direitos Humanos, apensado ao PL-78/2021.

Nesse sentido, o mandato de Carol Dartora acompanha diversos eventos que ocorrem na capital federal sobre a temática. Entre eles:

– Audiência Pública para a apresentação de propostas para o Plano Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas.

Quando: 26 de novembro de 2024, terça-feira, das 9h às 19h.

Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco A,  Auditório Subsolo, Brasília/DF.

– Seminário “Prevenção e Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça (VPGR)”

Quando: 27 de novembro de 2024, quarta-feira, às 9h.

Local: Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados.

– Jornada Mulheres sem Medo para Mudar o Brasil

27 de novembro: Seminário pela Prevenção e Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça (8h30) e reunião com autoridades do Poder Judiciário e Executivo (14h).

28 de novembro: Encontro de Lideranças Mulheres (9h às 15h).

Local: Casa Ninja

 

Assessoria de Comunicação da deputada Carol Dartora

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100