Câmara aprova PL que pune quem captar ou divulgar imagens íntimas sem consentimento

O plenário da Câmara dos Deputados – que nesta semana privilegia a votação de temas voltados à proteção e aos direitos das mulheres – aprovou projeto de lei (PL 5555/13) que criminaliza e pune quem faz o registro não autorizado de intimidade sexual e quem divulga na internet ou em outros meios de publicação fotos, vídeos, áudios, montagens etc. que também violem a intimidade sexual da mulher, sem o seu devido consentimento. Em plenário, a deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, parecer favorável à proposta que modifica a Lei Maria da Penha.

“Sabemos a dor que isso representa. É a dor de uma pessoa que tem sua intimidade violada e que de repente, como se fosse uma mercadoria, é exposta para o conjunto da sociedade. Por isso, este projeto tem o apoio da Bancada Feminina. Porque é preciso introduzir na Lei Maria da Penha a condição e o direito da mulher de não ter a sua intimidade sexual violada, ou o direito a não ter uma comunicação que fere a sua própria liberdade e a sua própria humanidade”, defendeu a parlamentar.

De acordo com o texto, quem fizer o registro não autorizado estará sujeito a uma pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. Para quem divulgar sem autorização, a pena de reclusão é de dois a quatro anos, e multa. “A desumanização simbólica abre caminho para a desumanização literal. Antes de o feminicídio se transformar em cruéis e drásticas estatísticas, temos um feminicídio simbólico. Por isso, somos favoráveis a considerar como direito da mulher o direito de não ter a sua intimidade sexual violada, o direito de se preservar de uma comunicação que não está autorizada”, completou Erika.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que fez encaminhamento favorável ao projeto, louvou a iniciativa que visa a aprimorar a Lei Maria da Penha, garantindo às mulheres o direito de terem sua intimidade resguardada. “Trata-se de um crime severo e terrível. Quando se tem aqui um dispositivo que vai punir aquele que faz uso e abuso de uma mulher, temos mais um instrumento da Lei Maria da Penha reforçado para aqueles que produzem fotografias, pegam imagens, filmam ou registram sem autorização qualquer momento íntimo, individual e privado”, ressaltou.

O PL 5555/13 foi aprovado como parte de um esforço do Parlamento – comandado pela Bancada Feminina – de focar em projetos de interesse das mulheres. A iniciativa faz parte da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. Essa mobilização em todo o mundo busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres e é realizada entre o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e o dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100