Câmara aprova medida que prevê modernização de gestão do futebol

plenario gustavo limaO plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (7) emenda aglutinativa de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP) à MP 671/15 que institui o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. A medida prevê, entre outros itens, a definição de regras para o refinanciamento das dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes de futebol profissional. A MP segue para apreciação do Senado.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) elogiou a iniciativa do governo Dilma na edição de MP sobre o tema. “Registro a sensibilidade da presidenta Dilma que é a primeira governante a editar medida provisória em prol do futebol brasileiro. E a medida preserva total transparência no processo de renegociação das dívidas dos clubes”, afirmou.

O deputado Vicente Cândido, que integrou a comissão mista que analisou a MP, elogiou o acordo que viabilizou a votação e afirmou que a medida representa um marco na produção de políticas públicas para o esporte brasileiro. “Essa MP é resultado de dois anos de debate e tem como objetivo o fortalecimento do esporte brasileiro e, sobretudo, o futebol. É um avanço porque além de mais transparência, os clubes brasileiros vão ter oxigênio para voltar a ser os clubes formadores que sempre foram na história do nosso país”, disse.

Para o deputado Andrés Sanchez (PT-SP), vice-presidente da comissão mista, “a medida vai beneficiar não só os clubes de futebol mas também mais de dois mil clubes sociais espalhados pelo Brasil”. A medida, acrescentou o parlamentar petista, “é importante porque já houve refinanciamento para vários setores e faltava para esta área”.

Regras – Entre outros itens, a medida prevê a renegociação das dívidas em 240 meses e a equalização de juros pela taxa Selic, referência da economia brasileira e administrada pelo Banco Central. O texto aprovado ainda determina que o clube não poderá comprometer mais do que 80% da sua receita bruta anual com a folha de pagamento. As novas regras também incluem as entidades de administração do esporte (federações, confederações e ligas), tanto em relação ao parcelamento quanto à gestão transparente.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex