Câmara aprova aumento da pena mínima para feminicídio; PT vota a favor e defende ações preventivas

A Câmara aprovou na noite desta terça-feira o projeto de lei (PL 1568/19), da deputada Rose Modesto (PSDB-MS), que aumenta a pena mínima do crime de feminicídio e torna mais rígida a progressão de regime para presos condenados por esse crime. A deputada Erika Kokay (PT-DF) informou que a bancada votaria favorável à proposta, mas que era preciso fazer um apoio crítico. “É preciso que este Parlamento se detenha na prevenção, que valorize a própria mulher, que nós possamos trabalhar com uma série de políticas públicas. Senão, fica contraditório haver o recrudescimento penal e as mulheres saírem do orçamento”, afirmou.

As políticas públicas, segundo a deputada, são necessárias para o efetivo combate à violência e a desconstrução de um feminicídio, que começa com um feminicídio simbólico para se transformar num feminicídio literal. “E nós sabemos que o recrudescimento penal, por si só, é insuficiente para combater a própria violência”, reforçou.

Erika explicou que nas penas brasileiras existem três conceitos: a retribuição – por isso a responsabilização; a prevenção – para que o aumento de penas ou a pena em si desestimule o comportamento do agressor ou criminoso; e a ressocialização. “Esses três princípios regem a legislação deste País. Em verdade, nós temos uma tendência de pontuar apenas o recrudescimento penal. E aí vamos aumentando o encarceramento. Este aumento do encarceramento e o fato de sermos a terceira maior população carcerária do mundo não têm representado uma diminuição da própria violência”, observou.

A deputada citou a Lei da Maria da Penha, que é uma lei completa e considerada a terceira melhor legislação de combate à violência doméstica de todo o mundo porque trabalha com todos os aspectos. “Ela trabalha em uma inteireza. Trabalha com a prevenção, com a promoção, com a proteção, com a responsabilização e, ao mesmo tempo, prevê políticas públicas para ressignificar a vida das mulheres e, a partir daí, construir uma interrupção da trajetória de violência.

Crime autônomo

A deputada observou ainda que restrição e os impedimentos de saídas temporárias já estão na nova legislação, o conhecido pacote anticrime. “E nós achamos que é importante, sim, ser um crime autônomo, não ser uma qualificadora ou um qualificador do homicídio. É importante que seja um crime autônomo, mas também não é determinante, porque é possível que não se enquadre como feminicídio, mesmo sendo um tipo autônomo. Por isso, exige-se uma ampla capacitação dos operadores do direito”, argumentou.

 Violência política

Erika ainda afirmou que é preciso combater todas as formas de violência, inclusive a violência política, que tem sido tão cotidianamente registrada na Câmara. “Chamar as deputadas de ‘deputéricas’ ou coisa que o valha é uma violência política de gênero que precisa ser combatida. E digo isso porque o feminicídio é construído por um processo de desumanização ocasionado por tantas violências de gênero que permeiam a nossa sociedade”, observou.

Texto segue para o Senado

Pelo texto aprovado, na forma do substitutivo da Katia Sastre (PL-SP), o feminicídio passa a figurar como um tipo específico de crime no Código Penal com pena de reclusão de 15 a 30 anos. Atualmente, a pena é de 12 a 30 anos.

O projeto, que segue para apreciação do Senado, mantém a proibição de liberdade condicional para o condenado por feminicídio e aumenta de 50% para 55% de pena cumprida no regime fechado – se o réu for primário – para o pedido de progressão para outro regime (semiaberto, por exemplo).

O texto aprovado também proíbe a concessão de saída temporária para condenados por feminicídio e para condenados por crime hediondo com resultado de morte.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100