Parlamentares da Bancada do PT na Câmara acusaram pelas redes sociais, nesta segunda-feira (9), o governo do presidente Jair Bolsonaro de não ter nenhum compromisso com a classe trabalhadora brasileira, especialmente os mais pobres. Pelo Twitter, os petistas repercutiram estudo da consultoria Tullett Prebon Brasil – divulgado em reportagem da Agência O Globo – que aponta que Bolsonaro será o 1º presidente, desde o Plano Real, a terminar mandato com o salário mínimo valendo menos. Segundo os petistas, a queda do poder de compra do povo brasileiro é resultado direto da política econômica ultraliberal adotada pela dupla Bolsonaro/Paulo Guedes (ministro da Economia).
Segundo a reportagem, desde o Plano Real nenhum presidente da República (FHC, Lula, Dilma e Temer) entregou no período, seja no primeiro ou segundo mandato, um salário mínimo que tivesse perdido poder de compra. Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda com Bolsonaro será de 1,7%. Dessa forma, entre dezembro de 2018 até dezembro de 2022 o valor nominal do piso salarial terá caído de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37, descontada a inflação.
Segundo a reportagem da Agência O Globo, dois fatores explicam a perda inédita. Um deles é o ajuste fiscal, pelo peso do salário mínimo na indexação do Orçamento da União. Nesse caso, os reajustes têm impacto em uma gama de outras despesas, como benefícios sociais e gastos com a Previdência. O segundo fator é a aceleração da inflação. Há três anos não há reajuste do piso salarial acima da inflação.
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comparou a atual política de reajuste do salário mínimo do governo Bolsonaro com os realizados na época dos governos do PT (Lula e Dilma).
“Bolsonaro ficará marcado como o primeiro presidente a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Já os governos do PT foram os que mais valorizaram, chegando a 57,5% nos anos de Lula. Tá cada vez mais fácil escolher entre o antipovo e o pelo povo”, afirmou.
Bolsonaro ficará marcado como o primeiro presidente a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Já os governos do PT foram os que mais valorizaram, chegando a 57.5% nos anos de Lula. Tá cada vez mais fácil escolher entre o antipovo e o pelo povo.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 9, 2022
Diante do prejuízo para os trabalhadores e trabalhadoras com menores ganhos no País, o líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), disse que a saída é o Brasil trocar de presidente na próxima eleição.
“Desde 1994, com a criação do Real, o miliciano do Planalto será o primeiro presidente a encerrar um mandato com o salário mínimo valendo menos do que no início da sua gestão. Eleger Lula é uma questão de sobrevivência nacional”, defendeu.
Desde 1994, com a criação do Real, o miliciano do Planalto será o primeiro presidente a encerrar um mandato com o salário mínimo valendo menos do que no início da sua gestão. Eleger @LulaOficial é uma questão de sobrevivência nacional. pic.twitter.com/wZiQC2pHMK
— Deputado Alencar com #Lula13 (@AlencarBraga13) May 9, 2022
Na mesma linha, a 1ª vice-líder da Bancada do PT nesta semana, deputada Erika Kokay (DF), também atribuiu a desvalorização do mínimo ao presidente Bolsonaro.
“Salário mínimo perde valor pela primeira vez em 28 anos. A culpa é do Bolsonaro!”, apontou.
Salário mínimo perde valor pela primeira vez em 28 anos.
A culpa é do Bolsonaro!
— Erika Kokay (@erikakokay) May 9, 2022
Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT sobre a desvalorização do mínimo:
Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Em dezembro, quando terminar o mandato do Jair, o salário mínimo valerá 1,7% menos do que quando ele tomou posse. Desde o Plano Real, nenhum governo deixou isso acontecer no Brasil. O cálculo leva em conta a projeção de inflação do Banco Central. Ou seja, pode ser ainda pior”.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Faz muito tempo que o salário mínimo não vale tão pouco. Hoje tem o menor valor de compra em 28 anos. Com Bolsonaro falta de dinheiro, só tem fome, miséria, desemprego. Fora Vagabundo da República!”.
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Crescimento em V de Guedes e do miliciano não passou de mais uma mentira e atual governo é o primeiro a reduzir o valor do salário mínimo desde a criação do Plano Real. Outubro é logo ali e vamos resgatar o País da ignorância, do ódio e do fascismo”.
Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “O mais baixo salário mínimo desde o Real: “Bolsonaro será o primeiro presidente desde o Real a deixar o salário mínimo valendo menos”.
Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Bolsonaro é o 1º presidente desde o Plano Real, em 1994, quando vai deixar o mandato com o salário mínimo valendo menos. Há quem diga que a façanha é fruto de incompetência mas a verdade é que isso é plano de governo. Bolsonaro é um “Robin Hood” às avessas: tira dos pobres para dar aos ricos”.
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Um homem de vanguarda! Pela primeira vez desde o Plano Real, um presidente terminará seu mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando assumiu o governo, graças ao ministro dos Negócios, Paulo Guedes, que tenta convencer o mundo que a economia brasileira está bombando!”
Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Bolsonaro consegue ser o pior em competência para presidir o País. Vai entregar o mandato como o 1° presidente, desde o Plano Real, a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. O trabalhador compra menos, gasta mais e a economia sente o efeito”.
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Pela primeira vez em 28 anos, o salário mínimo perdeu valor. Este foi o feito de Bolsonaro e de seu governo: destruiu economia e acabou com salário mínimo. O legado de Bolsonaro é a destruição do Brasil”.
Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Bolsonaro Talentoso. Tem que ter muito talento pra entregar o governo com salário menor do que quando entrou. ‘Esse presidente é único!’ O Brasil piorou muito com Bolsonaro e Paulo Guedes Malvadeza. O povo vai de Lula com Alckmin”.
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “O único objetivo de Bolsonaro é destruir o País. Ele é o primeiro presidente desde o Plano Real que vai terminar o mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Sem dúvidas é o pior presidente da história do Brasil”.
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Eu já vi várias promoções de pagar 1 e levar 2, mas a que Bolsonaro faz com o povo é a de pagar 2 pra levar nenhum. Será o 1º presidente desde o Plano Real a terminar mandato com o salário mínimo valendo menos. Neste ano vamos derrotar este governo de fome, carestia e mortes!”.
Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) – “Era ilusão pensar que um amorfo, que foi ruim como militar, uma nulidade como deputado, seria bom presidente. A escolha não era difícil, mas esse ano muitos terão a chance de se “ressignificar”.
Deputado Zé Carlos (PT-MA) – “Pela primeira vez, em 28 anos, o salário mínimo perde o seu valor de compra! A dupla Bolsonaro e Paulo Guedes realizou mais uma “proeza”: fazer com que o trabalhador que ganha salário mínimo compre menos e gaste mais. Vamos Juntos Pelo Brasil, com Lula, para que o salário mínimo volte a ter aumento real”.
Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “O nosso povo perderá pelo menos 1,7% do poder de compra do salário mínimo por culpa do desgoverno do Bolsonaro. É o primeiro presidente desde a implantação do Real a deixar o salário mínimo com um poder de compra menor do que o de quando chegou. É o pior da história”.
Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – Bolsonaro será o 1º presidente desde o Plano Real a terminar o mandato com salário mínimo valendo menos. O poder de compra do povo diminuiu, enquanto a pobreza e a fome aumentaram. Não tem como negar. O Brasil piorou, e muito!”.
Héber Carvalho