Bolsonaro é o responsável pela única desvalorização do salário mínimo desde o Plano Real, acusam petistas

Do Site do PT

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara acusaram pelas redes sociais, nesta segunda-feira (9), o governo do presidente Jair Bolsonaro de não ter nenhum compromisso com a classe trabalhadora brasileira, especialmente os mais pobres. Pelo Twitter, os petistas repercutiram estudo da consultoria Tullett Prebon Brasil – divulgado em reportagem da Agência O Globo – que aponta que Bolsonaro será o 1º presidente, desde o Plano Real, a terminar mandato com o salário mínimo valendo menos. Segundo os petistas, a queda do poder de compra do povo brasileiro é resultado direto da política econômica ultraliberal adotada pela dupla Bolsonaro/Paulo Guedes (ministro da Economia).

Segundo a reportagem, desde o Plano Real nenhum presidente da República (FHC, Lula, Dilma e Temer) entregou no período, seja no primeiro ou segundo mandato, um salário mínimo que tivesse perdido poder de compra. Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda com Bolsonaro será de 1,7%. Dessa forma, entre dezembro de 2018 até dezembro de 2022 o valor nominal do piso salarial terá caído de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37, descontada a inflação.

Segundo a reportagem da Agência O Globo, dois fatores explicam a perda inédita. Um deles é o ajuste fiscal, pelo peso do salário mínimo na indexação do Orçamento da União. Nesse caso, os reajustes têm impacto em uma gama de outras despesas, como benefícios sociais e gastos com a Previdência. O segundo fator é a aceleração da inflação. Há três anos não há reajuste do piso salarial acima da inflação.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comparou a atual política de reajuste do salário mínimo do governo Bolsonaro com os realizados na época dos governos do PT (Lula e Dilma).

“Bolsonaro ficará marcado como o primeiro presidente a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Já os governos do PT foram os que mais valorizaram, chegando a 57,5% nos anos de Lula. Tá cada vez mais fácil escolher entre o antipovo e o pelo povo”, afirmou.

Diante do prejuízo para os trabalhadores e trabalhadoras com menores ganhos no País, o líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), disse que a saída é o Brasil trocar de presidente na próxima eleição.

“Desde 1994, com a criação do Real, o miliciano do Planalto será o primeiro presidente a encerrar um mandato com o salário mínimo valendo menos do que no início da sua gestão. Eleger Lula é uma questão de sobrevivência nacional”, defendeu.

Na mesma linha, a 1ª vice-líder da Bancada do PT nesta semana, deputada Erika Kokay (DF), também atribuiu a desvalorização do mínimo ao presidente Bolsonaro.

“Salário mínimo perde valor pela primeira vez em 28 anos. A culpa é do Bolsonaro!”, apontou.

 

Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT sobre a desvalorização do mínimo:

 

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Em dezembro, quando terminar o mandato do Jair, o salário mínimo valerá 1,7% menos do que quando ele tomou posse. Desde o Plano Real, nenhum governo deixou isso acontecer no Brasil. O cálculo leva em conta a projeção de inflação do Banco Central. Ou seja, pode ser ainda pior”.

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Faz muito tempo que o salário mínimo não vale tão pouco. Hoje tem o menor valor de compra em 28 anos. Com Bolsonaro falta de dinheiro, só tem fome, miséria, desemprego. Fora Vagabundo da República!”.

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Crescimento em V de Guedes e do miliciano não passou de mais uma mentira e atual governo é o primeiro a reduzir o valor do salário mínimo desde a criação do Plano Real. Outubro é logo ali e vamos resgatar o País da ignorância, do ódio e do fascismo”.

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “O mais baixo salário mínimo desde o Real: “Bolsonaro será o primeiro presidente desde o Real a deixar o salário mínimo valendo menos”.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Bolsonaro é o 1º presidente desde o Plano Real, em 1994, quando vai deixar o mandato com o salário mínimo valendo menos. Há quem diga que a façanha é fruto de incompetência mas a verdade é que isso é plano de governo. Bolsonaro é um “Robin Hood” às avessas: tira dos pobres para dar aos ricos”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Um homem de vanguarda! Pela primeira vez desde o Plano Real, um presidente terminará seu mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando assumiu o governo, graças ao ministro dos Negócios, Paulo Guedes, que tenta convencer o mundo que a economia brasileira está bombando!”

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Bolsonaro consegue ser o pior em competência para presidir o País. Vai entregar o mandato como o 1° presidente, desde o Plano Real, a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. O trabalhador compra menos, gasta mais e a economia sente o efeito”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Pela primeira vez em 28 anos, o salário mínimo perdeu valor. Este foi o feito de Bolsonaro e de seu governo: destruiu economia e acabou com salário mínimo. O legado de Bolsonaro é a destruição do Brasil”.

Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Bolsonaro Talentoso. Tem que ter muito talento pra entregar o governo com salário menor do que quando entrou. ‘Esse presidente é único!’ O Brasil piorou muito com Bolsonaro e Paulo Guedes Malvadeza. O povo vai de Lula com Alckmin”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “O único objetivo de Bolsonaro é destruir o País. Ele é o primeiro presidente desde o Plano Real que vai terminar o mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Sem dúvidas é o pior presidente da história do Brasil”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Eu já vi várias promoções de pagar 1 e levar 2, mas a que Bolsonaro faz com o povo é a de pagar 2 pra levar nenhum. Será o 1º presidente desde o Plano Real a terminar mandato com o salário mínimo valendo menos. Neste ano vamos derrotar este governo de fome, carestia e mortes!”.

Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) – “Era ilusão pensar que um amorfo, que foi ruim como militar, uma nulidade como deputado, seria bom presidente. A escolha não era difícil, mas esse ano muitos terão a chance de se “ressignificar”.

Deputado Zé Carlos (PT-MA) – “Pela primeira vez, em 28 anos, o salário mínimo perde o seu valor de compra! A dupla Bolsonaro e Paulo Guedes realizou mais uma “proeza”: fazer com que o trabalhador que ganha salário mínimo compre menos e gaste mais. Vamos Juntos Pelo Brasil, com Lula, para que o salário mínimo volte a ter aumento real”.

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “O nosso povo perderá pelo menos 1,7% do poder de compra do salário mínimo por culpa do desgoverno do Bolsonaro. É o primeiro presidente desde a implantação do Real a deixar o salário mínimo com um poder de compra menor do que o de quando chegou. É o pior da história”.

Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – Bolsonaro será o 1º presidente desde o Plano Real a terminar o mandato com salário mínimo valendo menos. O poder de compra do povo diminuiu, enquanto a pobreza e a fome aumentaram. Não tem como negar. O Brasil piorou, e muito!”.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100