O deputado Bohn Gass (PT-RS) manifestou expectativa, em discurso na Câmara, de que o plenário reverta a votação da comissão especial que aprovou a redução da maioridade penal para crime hediondos.
“Estou me convencendo, depois de tantas falas, de tanto debate que a sociedade brasileira está fazendo, da manifestação de todos os setores sérios e responsáveis no Brasil, que esse mito de que o jovem era o violento, e que não tinha punição para ele, e que a punição seria a cadeia, colocá-lo junto com os criminosos para ele virar PhD em violência, esse mito está sendo quebrado”, disse Bohn Gass.
O deputado fez uma convocação à sociedade brasileira para fazer o verdadeiro debate sobre o tema . Para ele,” é preciso ter jovens nos programas de ressocialização, para que eles possam permanecer no meio da sociedade e que não possa ter uma matança generalizada, principalmente dos pobres e negros, sobre os quais, fundamentalmente, irá pesar o tema de diminuição da maioridade penal”, disse.
“Portanto, eu começo a alimentar a esperança de que a gente possa ter, sim, a manutenção da legislação como está, buscando melhorias dentro do próprio ECA, como o convívio harmônico desses jovens que precisam estudar e não irem para a cadeia”, enfatizou .
PT na Câmara
Foto: Luiz Macedo/Agência Câmara