Benedita e partidos acionam STF sobre novas regras do Pronac

Foto: Gabriel Paiva

A deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), junto à bancada do PT e dos partidos do PSOL, PSB, PCdoB, REDE e PDT, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando os impactos e a inconstitucionalidade do Decreto nº 10.755/2021, que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura no país.

A ação é contra a nova sistemática para o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e destaca a desestruturação contínua das políticas públicas de cultura no governo de Jair Bolsonaro, que inicia na extinção do Ministério da Cultura, em 2019.

“Temos defendido o setor cultural da situação posta, uma guerra cultural. Os traços impostos por guerras como essa são marcados por tragédias na história do mundo, sendo uma das mais profundas, o holocausto. A negação da diversidade, da cultura originária, da pluralidade de povos, da mistura de culturas de acordo com a ocupação dos territórios, de hábitos, de crenças e de formas de convívio, são as marcas estruturais da sociedade brasileira”, enfatiza a deputada.

Benedita da Silva, que é autora da ação, fala sobre o papel do legislativo que tem atuado por meio da fiscalização rigorosa dos acontecimentos diários, diante das alterações propostas continuamente por meio de decretos presidenciais, instruções normativas e medidas provisórias – muitas em contradição.

“O atual governo, ao atuar por Decreto, desconsidera leis e a própria Constituição Federal de 1988. Vamos à luta, mais uma vez, em defesa da nossa cultura”, defende Bené.

Os pontos apresentados ao STF foram: Violações ao caráter plural e democrático da Cultura; Centralização das decisões sobre investimento na Cultura; Estagnação dos Projetos em andamento; O cenário de desmonte no setor que envolve políticas de fomento e do audiovisual; Violação dos direitos culturais e às políticas afirmativas; e a Violação do Pacto Federativo.

No documento, Bené cita o resultado de quase três anos de destruição, com um cenário de descaracterização de processos relevantes e fluxos exitosos, como a Lei Rouanet (30 anos de vigência), e os editais de fomento (mais de 20 anos). “Todas as políticas seguiram tendo ajustes necessários, mas nunca o desmonte pontual e objetivo. Método que lesa a toda uma cadeia de produção, serviços e memória, e à toda sociedade brasileira, beneficiaria direta das políticas públicas da cultura”.

Para o secretário Nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, a iniciativa de Benedita da Silva é de fundamental importância na luta pela garantia de parâmetros democráticos para a gestão dos recursos de fomento e incentivo à cultura.

“O governo Bolsonaro quer por meio de suas iniciativas de desmonte das estruturas do fomento fazer duas coisas: por um lado perseguir aqueles que pensam diferente e por outro transformar o incentivo em um veículo de apoio aos seus iguais ideológicos. A diversidade, a pluralidade e a diferença estão na base da democracia e Benedita com essa ação na linha de frente dessa luta”, ressalta.

Fachin pede preservação do fomento à cultura

Durante o julgamento da ação, que iniciou no dia 10 de outubro, o ministro Edson Fachin, relator da ação, se manifestou para que o decreto garanta que a nova sistemática de execução do Pronac preserve o fomento a atividades culturais afirmativas e erradicação de todas as formas de discriminação e preconceito.

Fachin votou pelo parcial provimento da medida cautelar e retornou com a obrigatoriedade de fomento de atividades culturais, a extinção de preconceitos e discriminações. Retirou o caráter recursal da Comissão de Nacional de Incentivo à cultura e retira a hipótese de autorização para lançamentos e inauguração de atividades.

Leia o relatório completo do ministro Fachin, aqui.

A ação foi protocolada em 26 de agosto de 2021 e começou a ser julgada no dia 10 de outubro com término previsto para 18 de outubro. Entretanto, um pedido de vistas adiou a votação da ação.

 Redação da  Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100