Aprovado PL que transforma cargos do Tribunal de Justiça do DF e PEC que convalida atos de criação do Tocantins

Plenário da Câmara -Foto: Pablo Valadares- AG. Câmara

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (7) o projeto de lei (PL 709/21), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que transforma três cargos de juiz de Direito em três cargos de juiz de Direito de Turma Recursal. A iniciativa prevê ainda que as turmas recursais dos juizados especiais do Distrito Federal, em Brasília, serão formadas, cada uma, por quatro juízes. Hoje, a Lei 13.049/14 prevê três em cada, mais um suplente. O texto ainda precisa ser apreciado pelo Senado.

O PT, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), que foi a relatora da matéria na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, vota favoravelmente à matéria e tem “plena convicção de que é uma proposição que fortalece os direitos da população do Distrito Federal”.

A deputada explicou que trata-se de deslocamento de cargos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. “São cargos que estão ocupados, portanto, o dispêndio financeiro já existe. São cargos do mesmo valor, mas é preciso suprir a necessidade de juízes nas turmas recursais, porque está havendo um gargalo nessas turmas, na medida em que elas têm um limite de membros para que possam existir”, justificou.

Erika reforçou o projeto que não traz qualquer tipo de custo extra e assegura o direito da população de ter o direito de recorrer a um poder judicial “para que possamos resgatar a violação daquilo que é constituído e que é estabelecido na nossa própria legislação e para além disso, que é considerado um direito da população aqui do Distrito Federal”.

PEC dos pioneiros do Tocantins

Também na noite desta quarta-feira (7), a Câmara aprovou em dois turnos a proposta de emenda à Constituição (PEC 397/16), do Senado, que convalida todos os atos administrativos praticados no estado do Tocantins decorrentes de sua instalação e efetuados entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1994. O líder do PT, deputado Bohn Gass (RS), ao manifestar o voto favorável da bancada, destacou o empenho e o esforço do deputado Célio Moura (PT-TO) na aprovação da PEC, em respeito aos fundadores do estado. “Estamos consolidando direitos e garantindo segurança jurídica”, afirmou.

Segundo o texto, que segue para promulgação, serão legalizados os atos desse período que tenham algum vício jurídico e dos quais decorram efeitos favoráveis para os beneficiados, ressalvados os atos de má-fé.

 

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100