Seminário debate cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação

No próximo dia 25 de junho, o Plano Nacional de Educação (PNE) completa quatro anos. Definido pela Lei nº 13.005, sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff, o Plano traça diretrizes, metas e estratégias para enfrentar os problemas educacionais do País. Os principais desafios estão ligados à evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão, à expansão do ensino profissionalizante para adolescentes e adultos e à formação continuada de professores.

A legislação, aprovada por deputados e senadores, representa um avanço para o Brasil desde que as 20 metas sejam implantadas até 2024, conforme prevê o PNE. O principal obstáculo ao cumprimento das metas é a Emenda Constitucional 95, do ilegítimo governo de Michel Temer (MDB), aprovada em 2016, que congela os investimentos em educação e saúde por dez anos, e contraria os princípios do PNE.

Para fazer um balanço sobre a execução e os desafios do Plano, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza no dia 20 de junho o Seminário 4 Anos do Plano Nacional de Educação – PNE, com a participação de técnicos e especialistas na área educacional.

Proposto pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do PNE, deputado federal Pedro Lula Uczai (PT-SC), e pelo presidente da Comissão de Educação, deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o encontro será importante para debater os entraves à questão educacional no Brasil e os cortes de verbas.

O PNE abrange todos os níveis da formação, desde a educação infantil ao ensino superior, e prevê planejamento de estados, municípios e União para o alcance das metas. Foi elaborado de acordo com o que preconiza o artigo 214 da Constituição Federal: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; e promoção humana, científica e tecnológica do País.

Cabe ao Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgar relatórios de acompanhamento da implementação das metas a cada dois. O relatório do biênio 2016/2018 foi divulgado nesta quinta-feira (07/06).

Na Câmara dos Deputados, além da Comissão da Educação, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do PNE, presidida pelo professor e deputado federal Pedro Uczai, para sensibilizar e mobilizar parlamentares. A Frente tem por objetivo ainda debater e acompanhar a implantação dos planos nacional, estaduais e municipais.

 

CONHEÇA AS 20 METAS DO PNE: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne

 

Assessoria de Imprensa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100