Lei de Acesso a Informação completa dois anos; Devanir destaca compromisso com transparência

Devanir25032014 

A Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei n.º 12.527/2011 – completou dois anos de vigência nesta sexta-feira (16). Considerada um dos maiores avanços em termos de abertura e transparência pública, a norma trata dos procedimentos a serem observados pela União, estados, Distrito Federal e municípios para garantir o acesso do cidadão às informações sob a guarda do poder público.

Desde que a legislação entrou em vigor, o Poder Executivo Federal recebeu, até ontem (15), mais de 176 mil pedidos, dos quais 171.718 (97,55%) já foram respondidos. Desses, 132.463 (77,2%) foram atendidos (respostas positivas), enquanto 10,7% foram negados por tratar de dados pessoais, documento sigiloso, demanda genérica ou incompreensível. Os restantes 12,1% não puderam ser atendidos pelo fato de a informação não existir ou por não tratarem de matéria da competência legal do órgão demandado. O percentual de satisfação com a resposta tem sido da ordem de 94%, uma vez que houve recursos em apenas 6% dos casos.

Para o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, “o acesso à informação é mais um instrumento para viabilizar outros direitos” e a LAI ajuda a população a fiscalizar o Estado e, assim, contribuir diretamente para o aperfeiçoamento da democracia e da gestão pública. “A Lei de Acesso é revolucionária e uma peça fundamental para a consolidação do regime democrático brasileiro”, diz Hage.

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, também elogiou a Lei. “Ao garantir que as pessoas tenham acesso às informações, a Lei garante a maior transparência do poder público, princípio com o qual os governos do PT têm um compromisso muito forte”, afirmou Devanir.

Na opinião do parlamentar, é necessário avançar na adequação dos governos estaduais e municipais à legislação. “A democracia tem um preço, mas temos que aproveitar a Internet para garantir que os governos estaduais e municipais, além do Legislativo e do Judiciário, garantam o acesso da população às informações do seu interesse. As pessoas têm o direito de saber onde, por que e como é gasto o dinheiro público”, enfatizou Devanir.

Pesquisa – Um estudo da ONG Artigo 19, divulgado esta semana, mostra que o Executivo federal é o poder que mais se adequou e mais efetivamente tem implementado a LAI. Segundo a pesquisa, “os órgãos do Executivo monitorados responderam de maneira mais completa” às demandas baseadas na Lei e “quando avaliada a qualidade do conteúdo da resposta dada, o Executivo federal também se destaca”. O relatório completo do estudo está disponível no site da entidade: http://artigo19.org/

Segundo a CGU, o tempo médio de resposta aos pedidos de informação tem sido de 13 dias, enquanto o prazo admitido pela Lei é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10. Os órgãos mais procurados são o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (14.739), a Superintendência de Seguros Privados – Susep (12.487) e o Banco Central do Brasil – Bacen (6.209). Os dados foram extraídos do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), desenvolvido e gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que funciona como porta de entrada única para todos os pedidos de informação destinados ao Governo Federal. Por meio dele, além de fazer a solicitação, é possível acompanhar prazos, interpor recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O sistema e é de fácil acesso por qualquer pessoa e está disponível no endereço www.acessoainformacao.gov.br. Pela Lei de Acesso, o requerente não precisa justificar o pedido, que pode ser feito pela Internet ou pessoalmente no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) do respectivo órgão.

Rogério Tomaz Jr. com CGU e Artigo 19

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100