Petistas reafirmam voto contrário ao PL que visa proibir casamentos homoafetivos

Foto: Gabriel Paiva

“É em nome do amor que dizemos não a esse relatório”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF) durante a reunião da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família que discutiu o relatório do deputado Pastor Eurico (PL-PE), que rejeita o projeto do ex-deputado Clodovil (PL 580/2007) e requer a aprovação do PL 5167/09 que proibe a união homoafetiva.

Vale lembrar que desde 2011, o Supremo Tribunal Federal já reconhece a união homoafetiva como núcleo familiar, equiparando as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Após mais de 10 anos, o Brasil já registrou mais de 76 mil casamentos homoafetivos.

“Todos os corpos têm que ter os mesmos direitos e todos os corpos reafirmam um princípio fundamental da nossa consciência de humanidade que é a diversidade. Tem várias formas de ser, várias formas de amar, várias formas de as pessoas se posicionarem, várias ideias, várias etnias, várias raças, enfim é a diversidade que nos faz humanos”, apontou Erika Kokay.

O relator solicitou o adiamento da votação do relatório. O deputado Pastor Eurico pediu mais um prazo para avaliar as proposições apresentas pelos parlamentares para poder chegar a um texto consensual.

Petistas na comissão sobre casamento homoafetivo. Foto: Gabriel Paiva

Direitos assegurados

Para a parlamentar o texto apresentado pelo relator cassa direitos e corrobora para o aumento da violência contra as pessoas LGBTQIA+. “Este parecer legitima a violência transfóbica, lgbtfóbica que existe nesse País. Ele autoriza a cassação de um direito já conquistado”, disse Erika Kokay.

O deputado Tadeu Veneri (PT-PR) afirmou que tem “orgulho” de ser contra o PL, porque ele “descrimina e é contrário aos direitos das pessoas”. “Nós somos contrários por entender, antes de tudo, que direito é conquista. E que o direito a ter uma vida, o direito a amar as pessoas da forma como entenderem que é o amor, o direito de conviver, o direito de constituir relações estáveis é um direito adquirido por essas pessoas que lutaram para isso. Não pode ser e não será derrubado”, garantiu.

Deputado Tadeu Veneri. Fotos: Gabriel Paiva-Arquivo

Já a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) destacou que o Estado brasileiro é laico. “Vivemos em um estado laico onde as igrejas protestantes, evangélicas, católicas ou qualquer religião não têm poder de legislar sobre o povo brasileiro. Temos pessoas que não têm fé. A nossa função aqui é legislar, é proteger as pessoas que se amam”.

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados-Arquivo

Debate superado

Para Veneri o único objetivo do projeto é manter vivo um debate que já foi superado pela sociedade brasileira. “O direito de união estável entre pessoas do mesmo sexo é assegurado pela Constituição e o STF entendeu assim”.

“Nós estamos falando de uma relação civil. Relação entre pessoas que têm o objetivo de conviver, viver e manter uma relação estável e ter uma segurança jurídica, inclusive, que isso sirva para aqueles ou aquelas que estão vivendo juntos, para os seus – se adotados – filhos”, apontou o deputado paranaense.

Voto em separado

A deputada Erika Kokay também apresentou seu voto em separado no início da reunião. Em seu voto contrário ao relatório, a parlamentar destaca que o deputado Pastor Eurico dissemina “um discurso homofóbico” além de questionar a legalidade do STF ao que concerne a decisão que permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

“Nenhuma família pode ser sujeita à discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero de qualquer de seus membros. E os Estados devem assegurar que leis e políticas reconheçam a diversidade de formas de família”, diz um trecho do voto.

Erika ainda propõe a aprovação do projeto de lei (PL 5962/2016) de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e do PL 4004/2021, de autoria da deputada Natália Bonavides (PT-RN) como substitutivos.

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100