Desenvolvimento de povos tradicionais foi debatido em audiência na CDHM

cdh-salu
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realizou, nesta quarta-feira (23), audiência pública para discutir o projeto de lei (PL 7447/10) que estabelece diretrizes e objetivos para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Além de representantes de inúmeras populações tradicionais, participaram do debate vários órgãos públicos relacionados ao assunto.

O presidente da CDHM, deputado Assis do Couto (PT-PR), afirmou que comissão é “parceira no fortalecimento da luta pelos costumes, tradições, línguas, terras e religiões” das comunidades tradicionais e também disse que pretende colocar “o mais rapidamente possível” o projeto na pauta de votações.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), propositora da iniciativa, o projeto de lei, de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), promove uma série de direitos fundamentais das populações tradicionais, como “os direitos fundiários” e o “direito de livre expressão das suas formas de ser” e protege o modo de reprodução dessas comunidades. “Os povos tradicionais representam uma resistência a um colonialismo construído a partir do uso da violência contra indígenas, mulheres, quilombolas, ciganos e negros desse País. Precisamos fazer a discussão desses direitos que foram negados a todos estes segmentos”, declarou a parlamentar.

Luiz Alberto lembrou que o projeto “foi provocado pelas comunidades tradicionais” e que o seu texto foi elaborado a partir de discussões realizadas em vários estados. Na opinião do deputado baiano, é imprescindível fortalecer as ações e programas voltados para estes segmentos. “É preciso transformar muitas dessas políticas de governo em políticas de Estado”, explica Luiz Alberto.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) chamou a atenção para resistência que o projeto poderá enfrentar. “Devemos lembrar que já enfrentamos esse debate durante a tramitação do Estatuto da Igualdade Racial. O que está em pauta é o reconhecimento de direitos e precisamos saber que, se ainda existem resquícios da Casa Grande, eles estão aqui na Câmara”, alertou Janete.

A disputa política pela qual deverá passar o projeto também foi citada pelo deputado Renato Simões (PT-SP), que espera uma composição mais progressista do Parlamento para que a matéria seja aprovada. “Devemos criar condições para que a próxima legislatura seja melhor do que essa, para que a gente tenha força política nas ruas e na opinião pública para impor uma nova correlação de forças no Congresso Nacional e no próprio governo”, analisa Simões.

Pelos povos tradicionais, falaram na audiência representantes do Forum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma), dos povos Jeje, Yoruba, Bantu e do povo cigano Calon.

José Dirceu – A CDHM aprovou requerimento, de autoria do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), para uma visita à penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, com o objetivo de verificar a regularidade da execução penal dos detentos e se o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu possui algum tipo de privilégio que justifique a sua manutenção no regime fechado, embora ele tenha sido condenado ao regime semiaberto.

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Salu Parente/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100