Crime no Vale do Javari: Comissão da Câmara realiza primeira reunião para ouvir indígenas e entidades no local

Servidores da FUNAI protestaram por direito, justiça e proteção aos povos indígenas na sexta-feira (17). Foto: José Medeiros/Agência Pública

Deputado Zé Ricardo. Foto: Lula Marques

Entre as deliberações da primeira reunião da Comissão Externa da Câmara Federal, que investiga e acompanha os crimes cometidos contra o jornalista britânico Dom Phillips, e o indigenista Bruno Pereira, estão a realização de ações conjuntas com a Comissão Externa do Senado. Serão realizadas diligências e audiências no município de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, onde serão ouvidos indígenas, indigenistas, órgãos e entidades, a fim de somar os esforços no parlamento em busca de respostas e soluções aos problemas dessa região. Coordenada pelo deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) e composta por 15 parlamentares, a Comissão tem a missão de acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso dos assassinatos do indigenista da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips.

Dentre outras estratégias e ações do plano de trabalho, a Comissão também pretende realizar visitas técnicas a órgãos públicos, como Polícia Federal, ouvir familiares das vítimas, além de reuniões técnicas e conjuntas com a Comissão Externa do Senado, instalada com a mesma finalidade, e outros colegiados do Congresso Nacional, dentre eles, a Comissão de Controle de Análise de Inteligência e a Comissão de Direitos Humanos.

Para Zé Ricardo, muito além de acompanhar a finalização das investigações, e cobrar a prisão de todos os envolvidos e de possíveis mandantes das mortes e Bruno e Dom, a Comissão Externa da Câmara tem um papel fundamental de apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas, na região do Vale do Javari, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do País, mas também estratégica para o tráfico de drogas e garimpo ilegal.

Esclarecer causas do crime

“Os assassinatos de Bruno e Dom chocaram o Brasil e o mundo, e não podem ser tratados com indiferença. É preciso esclarecer as causas do crime e suas circunstâncias, bem como de seus mandantes e executores. É mais um crime que revela o abandono da Amazônia pelas autoridades: Funai sucateada, pouca estrutura da PF e na Base Anzol, além da inércia do Conselho da Amazônia. Situações que serão objetos de debate dessa Comissão, diante dos crimes ambientais, das redes de narcotráfico e das omissões do Governo Bolsonaro e do governador Wilson Lima, que vêm resultando num estado de barbárie no Vale do Javari”, declarou o deputado, que espera subsídios para evitar que o exercício do jornalismo e da proteção ao meio ambiente deixe de ser de risco no Brasil.

Está confirmada para terça-feira, às 15h (Brasília), reunião ordinária presencial da Comissão Externa, a fim de aprovar o calendário de ações. Além de José Ricardo, também fazem parte dessa Comissão: Joenia Wapichana (Rede-RR) – vice-coordenadora; Airton Faleiro (PT-PA), Alice Portugal (PCdoB-BA), Bira do Pindaré (PSB-MA), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Helder Salomão (PT-ES), Leo de Brito (PT-AC), Marcelo Ramos (PSD-AM), Nilto Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Professora Rosa Neide (PT-MT), Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Vivi Reis (Psol-PA).

 

Assessoria de Comunicação do deputado José Ricardo

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100