Entidades e parlamentares querem reverter veto ao projeto que inclui municípios de MG e ES na Sudene

O projeto de lei (PL 148/2017), de autoria do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), prevê a integração de 78 municípios de Minas Gerais e quatro do Espírito Santo como área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A proposta, aprovada pela Câmara ainda em 2017, e pelo Senado em maio deste ano, foi vetada, na íntegra, pelo presidente Jair Bolsonaro.

O veto está entre outros 24 que devem ser analisados neste semestre pelo Congresso Nacional. Para derrubar um veto presidencial são necessários, no mínimo, 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 no Senado.

Nesta terça (3), em audiência pública virtual, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) debateu o tema.

Leonardo Monteiro, que solicitou a realização do encontro, considera que aprovação do projeto traria desenvolvimento em um momento importante, devido aos impactos da pandemia e da recessão na economia. “A inclusão na Sudene possibilita às localidades terem acesso a linhas de crédito especiais, incentivos fiscais e recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste”, aponta o parlamentar.

Se o veto presidencial for derrubado, a Superintendência irá atender municípios mineiros dos Vales Rio Doce e Mucuri, Região Central, Norte e Noroeste de Minas Gerais.

“Esta audiência foi aprovada pela maioria do colegiado e tenta reverter o veto do presidente Bolsonaro e, dessa forma, gerar mais emprego e renda para a região”, observa o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), presidente da CLP.

Veto “não faz muito sentido”

Evaldo Cavalcanti Neto, superintendente da Sudene, informou que o órgão apoiou a aprovação do projeto para a inclusão dos municípios. Ele apresentou projetos e recursos para 2022, desde iniciativas de mineração à preservação do meio ambiente. “Além disso temos políticas de incentivos fiscais para novos investimentos na região, como geração de energia renovável”. Neto afirmou que a Sudene está apta a assumir novos municípios.

Para Haruf Espíndola, do programa de Pós-graduação Interdisciplinar da Universidade do Vale do Rio Doce, pondera que o motivo do veto presidencial, a falta de recursos, não “faz muito sentido”. Ele diz que o motivo para a inclusão das novas cidades, não são a pobreza ou dificuldades financeiras, mas uma dívida. “Uma floresta foi transformada em carvão e madeira para alimentar a indústria siderúrgica do Rio e São Paulo, o solo foi drenado para levar comida para as grandes cidades. Houve, também, uma brutal transferência de renda do Vale do Rido Doce e imenso salto migratório para grandes centros.

Então, incluir esses municípios é um meio de alavancar a região, e a solução só pode ser coletiva e com projetos”.

“Apelamos ao Congresso para derrubar o veto presidencial. Vivemos um país de grandes desigualdades e precisamos desse incentivo, o governo federal não deve atrapalhar o desenvolvimento”, argumenta Daniel Sucupira (PT), prefeito de Teófilo Otoni.

Para o prefeito da maior cidade da região, Governador Valadares, André Merlo (PSDB), a inclusão dos municípios é uma questão de justiça e compensação histórica. “Além disso, ainda pagamos pela tragédia de Brumadinho. Precisamos de união, principalmente dos parlamentares mineiros e capixabas, sem divisão política. Nossa chance é agora”.

Sudene

Hoje, a Sudene atua no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e, parcialmente, Minas Gerais (região Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri) e Espírito Santo (região Noroeste e Litoral Norte).

Também participaram representantes das Associações dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas; Microrregião do Vale do Rio Doce; Microrregião do Valeo do Mucuri; Microrregião da Bacia do Suaçuí e Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares.

A íntegra da audiência pública está disponível, em áudio e vídeo, na página da CLP no site da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação-CLP

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100