Frei Anastácio é coautor de projeto que protege a população de espionagem do governo

O deputado federal Frei Anastácio é coautor do projeto de Lei (PL 4510/2020), que classifica qual é a missão do Serviço Nacional de Informação (SNI), além de determinar punições para o desvio das funções. “O projeto determina que a inteligência deve trabalhar com a finalidade exclusiva de preservação da soberania nacional e defesa do estado democrático de direito”, disse. O projeto tem como autor principal o deputado Carlos Zarattini (PT/SP).

O projeto foi elaborado diante das constatações de que o governo federal usou o Serviço Nacional de Inteligência para investigações criminosas. “Para a violação dessas normas, o projeto prevê penas que variam de um a dez anos de prisão, além de multas”, explicou.

Penas

Segundo o projeto, utilizar-se da atividade de inteligência estatal com finalidade de violação do direito à intimidade ou da livre expressão do pensamento, gera pena de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.

Produzir, obter ou compartilhar, no exercício de atividade de inteligência estatal, informação sobre a vida pessoal, escolhas políticas, práticas cívicas ou opções ideológicas, a pena é reclusão, de 2 a 5 anos e multa. Aplica-se a pena em dobro, se a informação for utilizada para investigar, processar ou aplicar sanções de qualquer natureza, ou se compartilhado com organização internacional, governo ou grupo estrangeiro.

Espionagem criminosa

O congressista explicou que segundo ficou comprovado pelo ministro da Justiça, junto ao Congresso Nacional, e em manifestação formal ao Supremo Tribunal Federal, a Secretaria de Operações de Inteligência (SEOPI), realizou espionagem política e antirrepublicana. A operação foi realizada na vida de 579 servidores federais e estaduais da área de segurança pública e alguns professores universitários. Foram identificados, segundo a ação de perseguição realizada, como integrantes do “movimento antifascismo”, ou seja, pessoas que defendem a ordem democrática e as instituições republicanas, mas que estavam sendo catalogadas como inimigos do Governo Federal. “O nosso projeto acaba com esse tipo de arbitrariedade antidemocrática e criminosa que foi cometida pelo governo Bolsonaro”, afirmou o deputado.

Assessoria de Comunicação

Foto: Lula Marques/Arquivo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100