Presidência da CDHM atua em desocupação em Brasília

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minoria (CDHM) da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE) e a 2ª vice-presidente da comissão, deputada Erika Kokay (PT-DF), oficiaram, na última quarta-feira (7), em caráter de urgência, o Governo do Distrito Federal, sobre a necessidade de suspensão da ordem de remoção das habitações de 32 famílias que atuam na coleta de material reciclável e vivem em área próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

“O despejo coloca essas famílias em situação de extrema vulnerabilidade e de maior exposição à Covid-19, e isso atenta contra a dignidade humana”, reforça Carlos Veras, sobre a situação.

Também foi solicitado ao GDF para que receba as deputadas federais Natália Bonavides (PT-RN), Talíria Petrone (PSOL- RJ) e a deputada Erika Kokay, representante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com o objetivo de buscar soluções para a questão.

O Plano Emergencial para o Enfrentamento da Covid-19 nas periferias, que consta na Lei Distrital 6.657, de 17 de agosto de 2021, assegura às famílias o direito de se manterem isoladas em seu domicílio. Além disso, o Plano prevê o acesso a insumos para manutenção de boas condições de higiene, a informações sobre a pandemia, suas causas e práticas efetivas de prevenção e aos serviços de saúde, segurança pública e assistência social.

Lei proíbe o despejo

A lei distrital proíbe a remoção de ocupações e a efetivação de ordens de despejo, desde que a posse tenha se iniciado antes do período de pandemia, além de garantir o acesso das famílias ao Benefício Excepcional da Política de Assistência Social.

A ação de despejo ocorreu na tarde desta quarta-feira. Para Erika Kokay, é fundamental que a proteção da ordem urbanística do DF esteja associada à proteção da vida e da dignidade humana. “Infelizmente, a desumanidade, a insensibilidade e a covardia prevaleceram”, afirmou.

Em nota, a deputada repudiou a ação truculenta do GDF de dar sequência ao despejo de moradores da Ocupação do CCBB, em especial neste momento em que o DF se encontra com a saúde colapsada e com a quase totalidade dos leitos de UTI de Covid-19 ocupados.

Carlos Veras solicitou que as famílias alvo da ação de derrubada sejam atendidas numa perspectiva integral, que garanta com urgência o acesso aos direitos básicos assegurados pelas políticas de assistência social, saúde, habitação e trabalho.

 

Assessoria da CDHM

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo