Petistas destacam importância da Lei Maria da Penha e reforçam necessidade da sua aplicação

janetreirini

Parlamentares da Bancada do PT, Janete Rocha Pietá (SP), Iriny Lopes (ES), Valmir Assunção (BA), Fernando Ferro (PE) e Amauri Teixeira (BA) se revezaram na tribuna da Câmara para destacar a eficácia e a importância da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que estabelece punição mais rigorosa àqueles que cometem violência contra as mulheres. A lei completou sete anos na última terça-feira (7).

Para a deputada Janete Rocha Pietá, que coordenou a bancada feminina da Câmara no último período, a Lei Maria da Penha significa “expressivo avanço no combate à violência doméstica”.  No entanto, a parlamentar fez questão de frisar a necessidade da implementação, na íntegra, da lei. “Apesar de ser considerada uma das melhores legislações do mundo, a lei não é cumprida na sua essência”, reclamou Janete.

A reclamação da deputada baseia-se na ausência, por exemplo, de Delegacias das Mulheres que funcionem 24 horas, bem como de constituição de juizados especializados em violência doméstica. Além disso, Janete Pietá aponta a falta de efetivação de medidas protetivas de urgência que tem como objetivo afastar o agressor da vítima.

Já na avaliação da deputada Iriny Lopes, ex-ministra da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, “a Lei Maria da Penha tem mudado não só a situação das mulheres vítimas de violência no Brasil, mas tem feito uma inflexão direta sobre o conjunto da sociedade”.

Para o deputado Valmir Assunção, a promulgação da lei representa “um marco na defesa dos direitos da mulher e, principalmente, contra a violência que ainda impera em diversos setores da sociedade contra as mulheres”.

Valmir destacou a iniciativa do governo de instituir o Disque 180. Para ele, esse serviço gratuito inibe a violência, uma vez que as denúncias podem ser feitas sem expor o denunciante. Ao mesmo tempo, explica, essa medida possibilita mais rapidez na apuração dos fatos o que, segundo ele, permite a punição e impede a continuidade da ação do agressor.

“A Lei Maria da Penha é uma importante conquista da Rede de proteção às mulheres”. Essa é a avaliação do deputado Fernando Ferro. O petista fez questão de lembrar que a luta contra a violência sofrida pelas mulheres, é longa, cultural e, segundo ele, procura combater as relações machistas e violentas.

“Essa violência não tem caráter ideológico. Temos companheiros de direita e de esquerda que praticam violência contra suas mulheres. Isso é revelador, pois existe um sintoma dramático, profundo e cultural que tem de ser combatido. Esses instrumentos legais é um dos componentes que devem mudar a cabeça dos homens e da sociedade para garantir uma vida com uma cultura de paz”, afirmou Fernando Ferro.

Para o deputado Amauri Teixeira, a Lei Maria da Penha “é um paradigma positivo, mas por si só não reduz a violência, é preciso um aparato para efetivar essa lei”, Nesse sentido, o petista lembrou que na Bahia ele vem insistindo para que o governador instale delegacias de atendimento às mulheres, como forma de coibir a violência e assistir as mulheres. 

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo