Padilha cobra explicações do governo federal sobre norma para controlar ações de ONGs na Amazônia

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou três requerimentos de informações (RIC 1455/2020; 1456/2020; 1448/2020), na Câmara dos Deputados, em que solicita explicações à Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério do Meio Ambiente a respeito da elaboração de ato normativo para controlar ou limitar as ações de ONGs na Amazônia.

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

“A doutrina Bolsonaro/Mourão para a Amazônia é a doutrina da ocupação militar, do controle absoluto dos interesses militares e da entrega da Amazônia pra atividade econômica destrutiva. É o de volta ao passado dos anos 70. É o que a ditatura militar fez no conjunto da região amazônica brasileira. São os projetos de interesse privado, de destruição ambiental, de sufocamento de qualquer organização popular”, denunciou o parlamentar.

Para ele, a última tentativa da “doutrina Bolsonaro/Mourão” é a de acabar com todos os mecanismos de transparência. “Foi assim com a destruição das ações do Ibama, tem sido assim com a destruição das ações do Instituto Chico Mendes, com o corte de financiamento do INPE, com ocultar informações sobre o desmatamento e, agora, tentando impedir a atuação do terceiro setor e da Sociedade Civil na região”, afirmou Padilha.

Através do documento, o petista quer saber se a Casa Civil e os ministérios foram consultados sobre a iniciativa de elaboração de ato normativo para bloquear ou limitar as atividades das ONGs que atuam na Amazônia; se a Casa Civil está centralizando os debates entre os ministérios e o Gabinete de Segurança Institucional neste tema. Em caso positivo, qual o prazo para conclusão da construção do texto e quantas reuniões foram realizadas entre as pastas; e se existem estudos técnicos realizados pelo governo que embasem a iniciativa do Conselho da Amazônia para controlar e limitar a ação de organizações da sociedade civil na Amazônia.

Direitos do Cidadão

Alexandre Padilha também pediu à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) para que questione o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sobre o debate de controle das ONGs. “É gravíssimo que exista dentro do Poder Executivo Federal, em seu mais alto escalão, iniciativa para ‘obter o controle de 100% das ONGs, que atuam na Região Amazônica, até 2022, a fim de autorizar somente aquelas que atendam aos interesses nacionais’”, diz o pedido protocolado pelo deputado.

Controle das ONGs

Segundo reportagem publicada pelo jornal Estadão, na segunda-feira (9), o governo Jair Bolsonaro planeja, por meio de um marco regulatório, estabelecer o controle sobre as Organizações não Governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia.

A proposta é ter o “controle” de 100% das entidades na região até 2022 e inclui limitar entidades que, na avaliação do Executivo, violam “interesses nacionais”. O plano consta de documentos, obtidos pelo Estadão, elaborados pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal. O colegiado é presidido por Hamilton Mourão.

Lorena Vale, com informações do jornal Estadão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100