Relator da LDO sugere obrigatoriedade de execução; PT aposta em diálogo

orcamento-D1

O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), apresentou nesta terça-feira (4) seu parecer preliminar na Comissão Mista de Orçamento (CMO), propondo um texto que difere em alguns pontos ao da LDO aprovada para 2013. A alteração mais relevante diz respeito à “obrigatoriedade” para a execução do orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. Com a leitura do relatório preliminar, o prazo para a apresentação de emendas ao texto está aberto até a próxima sexta-feira (7).

Acerca da obrigatoriedade proposta pela relatoria, o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), coordenador da Bancada do PT na CMO, afirma estar disposto a “avançar nesse diálogo”, apresentando emendas que, em vez de propor a supressão do dispositivo do texto, permitam a construção de um relatório que não seja tão radical no que se refere à imposição de o Executivo federal executar o orçamento em sua totalidade. “A intenção do relator deve ser considerada, que é a de valorizar as emendas parlamentares, mas isso deve ser feito a partir de alguns critérios”, explicou Bittar.

A ideia é apresentar duas emendas ao relatório preliminar para garantir a elaboração de uma redação mais palatável. O objetivo da primeira delas seria fixar um limite para o montante das emendas parlamentares, determinando que elas correspondam a um percentual do total de investimento do orçamento federal. “Esse valor seria determinado a partir de discussões entre os parlamentares”, detalhou Jorge Bittar.

A outra emenda, que estaria combinada à primeira, determinaria que, havendo necessidade de contingenciamento pelo governo, as emendas parlamentares seriam contingenciadas no mesmo percentual médio total. Ou seja, se o governo executar 70% dos investimentos federais e contingenciar 30%, os mesmos percentuais seriam aplicados para a execução e o contingenciamento das emendas parlamentares.

Número de emendas – O relatório preliminar do deputado Danilo Forte também altera o número de emendas a serem apresentadas para formulação do Anexo de Metas e Prioridades e o limite de emendas a serem atendidas pelo relator em seu parecer final. A apresentação de emendas ao referido anexo observará três critérios: até três emendas por bancada estadual do Congresso Nacional; até três emendas por comissão permanente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; e até duas emendas por deputado ou por senador. Para a elaboração da LDO-2013, a previsão era de cinco emendas em cada um desses itens.

O atendimento das emendas pela relatoria seguirá outros quatro critérios: até três ações que indiquem nominalmente o estado, propostas por emendas de bancada estadual; até três ações por comissão permanente, propostas por emendas de comissão; até duas ações que identifiquem nominalmente o estado, propostas por emendas individuais, de acordo com a frequência com que as ações são indicadas; e até 15 ações de interesse nacional, propostas por emendas coletivas ou individuais. Para a elaboração da LDO-2013, as previsões anteriores eram – respectivamente para cada um desses itens – de cinco, cinco, três e dez.

Diretrizes – O projeto da LDO (PLN 2/2013) foi enviado pelo governo no dia 15 de abril e deve ser votado por deputados e senadores até 17 de julho. A LDO para 2014 prevê um crescimento de 4,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) e variação de 4,5% da inflação oficial. O texto estabelece ainda um incremento do salário mínimo dos atuais R$ 678 para R$ 719,48.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100