CDHM pede a Funai explicações sobre processos de terras indígenas na Bahia e Rio Grande do Sul

No dia 20 de fevereiro, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promoveu o encontro de indígenas Tupinambá com o subprocurador da Procuradoria-Geral da República, Antonio Bigonha. Os indígenas pediram agilidade do Ministério da Justiça e da Funai na assinatura e publicação da portaria que reconhece o Território Indígena Tupinambá de Olivença, situado nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.

A área, de 47.376 hectares já foi reconhecida e delimitada através do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) publicado no Diário Oficial da União em abril de 2009. Porém, o processo está parado desde então.

Nesta quinta-feira (21), o presidente da CDHM, Helder Salomão (PT-ES), enviou ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, um ofício solicitando informações sobre o andamento da publicação que reconhece a Terra Indígena Tupinambá.

“É atribuição regimental da Comissão receber, avaliar e investigar denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos humanos, e ainda assuntos referentes aos indígenas e às terras por eles tradicionalmente ocupadas”, destaca Helder Salomão.

Em outro documento, para o presidente da Funai, Helder Salomão solicita a adoção de medidas sobre diversos pedidos de indígenas que vivem no Sul do País. Entre eles, a homologação do território indígena Rio dos Índios, o levantamento fundiário da terra indígena Passo Grande da Forquilha, a publicação da portaria declaratória da terra indígena Kandóia, a conclusão dos laudos antropológicos e relatórios das terras indígenas Xingu e Morro do Osso.

No mesmo ofício para Franklimberg Ribeiro de Freitas, o presidente da CDHM pede, ainda, a conclusão dos relatórios prévios dos territórios indígenas Lajeado do Bugre, Pontão e Carazinho e a criação de grupo técnico para a identificação e delimitação destes territórios. Além da revisão das divisas da terra indígena Ventarra e Montes Caseiros, e a publicação da revisão das divisas das terras indígenas Cacique Doble e Inhacorá.

Assessoria de Comunicação da CDHM

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100