Carta de Bolsonaro com recuo em ataques ao STF é medo de impeachment e de avanço de inquéritos criminais

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Parlamentares da Bancada do PT afirmaram em postagens pelo Twitter que não acreditam na súbita mudança de postura do presidente Jair Bolsonaro em relação ao STF. Segundo eles, a carta de Bolsonaro – divulgada após horas de reunião com o ex-presidente golpista Michel Temer – tentando se reconciliar com a Suprema Corte, só ocorre pelo temor dele em relação ao avanço de um processo de impeachment no Congresso e das investigações que pesam contra ele e seus aliados no inquérito das fake news, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que não acredita que as ameaças feitas por Bolsonaro ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes tenham ocorrido apenas pelo “calor do momento”, como o presidente afirma na carta. Durante a manifestação na Avenida Paulista no último dia 7 de Setembro, Bolsonaro chamou Moraes de “canalha” e disse que não iria mais cumprir determinações do ministro.

“Ninguém estressa instituições e ameaça democracia só pelo ‘calor do momento’. Natureza de Bolsonaro é golpista, antidemocrática. Bom que diga que recuou, mas seus ditos e desditos não inspiram a menor confiança. Temos de manter a defesa permanente da democracia diante do risco que ele é”, disse Gleisi.

O líder da Minoria no Congresso, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ressalta que o recuo de Bolsonaro nos ataques realizados recentemente ao STF demonstra o receio do atual presidente com o avanço do inquérito das fake news, que já levou várias lideranças do bolsonarismo à prisão.

“Bolsonaro divulga nota dizendo respeitar os outros poderes e finalmente confessa medo do inquérito das fake news. Por isso ataca reiteradamente o ministro Alexandre Moraes!”, observou.

O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE), destacou que o aparentemente arrependimento de Bolsonaro em relação às ofensas ao STF não convencem ninguém.

“Ninguém acredita em Bolsonaro. Seu recuo também não é novidade. O fascismo funciona exatamente assim! Bolsonaro dá 10 passos na destruição da democracia e depois recua 1. Essa é a estratégia. Amanhã avança mais 10 passos para depois recuar mais 1. Basta!”, alertou.

Outros parlamentares petistas afirmaram ainda que a carta de hoje, em que Bolsonaro se coloca à disposição para retomar o diálogo com o STF, demonstra a covardia de um presidente que ataca a democracia e depois recua ao perceber o fortalecimento da luta pelo seu impedimento.

“Bolsonaro sentiu que o impeachment ganhou corpo e resolveu agir. Com a nota, finge que recua um passo para avançar dois em direção à destruição da nossa democracia. É assim que morrem as democracias. O movimento pelo impeachment não pode parar!”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou que “é hilário ver o fanfarrão Jair Bolsonaro, sempre metido a valentão, machão, enfiar a viola no saco, ficar pianinho e desdizer tudo o que disse”. “Tudo isso, a partir de numa nota vexatória redigida por Temer, o golpista. É de dar dó!”, afirmou.

Por sua vez, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) alertou que o recuo de Bolsonaro não é novidade. Segundo ela, a divulgação da carta como um pedido de desculpa só ocorreu por medo das consequências que o ataque ao STF poderia lhe trazer.

“Em quase 3 anos de governo, Bolsonaro tem feito a mesma coisa: ameaça um dia e “recua” dois dias depois para se manter impune. Foi a complacência com essa atitude que permitiu a ameaça golpista feita por ele no dia 7. Não há nota que desfaça a ameaça golpista e o crime cometido!”, apontou.

Leia abaixo declarações de parlamentares sobre a carta de Bolsonaro ao STF:

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Não é notinha de recuo que vai te salvar, Bolsonaro. Você incitou ódio contra a democracia e deverá pagar pelos seus crimes!”

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Enganou a sua própria base: ‘Nunca tive a intenção de agredir quaisquer dos poderes’, diz Bolsonaro”.

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “Bolsonaro recua e emite nota pública à nação com tom republicano, após o caos motivado por suas falas antidemocráticas. Você não nos engana, Bolsonaro! Enquanto brinca com a nossa democracia, conquistada a duras penas, o povo passa fome e sofre sem emprego. Fora, já!”

Deputado Jorge Solla (PT-BA) – “A única coisa em que acredito nessa nota de Bolsonaro é no erro ortográfico da vírgula que separa o sujeito do verbo, no terceiro ponto. Saiu mesmo do Planalto. Faço bolão, não demora duas rodadas do Brasileirão pra ele voltar a ameaçar as instituições”.

Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “Bolsonaro chamou o Temer depois de incendiar o País, de fazer a única coisa que sabe fazer: promover o caos. Resultado: uma cartinha covarde e cínica. Patético! Bolsonaro está desesperado, perdido e sem condições para governar o país. Estamos descendo ladeira abaixo”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Bolsonaro covarde, seu lugar é na prisão. Bem-feito do Zé Trovão!”

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Arregou! Bolsonaro acaba de publicar uma nota recuando de tudo o que disse no 7 de setembro. Mas não esqueceremos, ele deve responder por atentar contra a democracia”.

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “Arregou é muito pouco para descrever a atitude de JAIR MESSIAS BOLSONARO. Eufemismo puro. Miliciano, corrupto, burro e arregão!”

Deputada Marília Arraes (PT-PE) – “Bolsonaro recua do tom golpista e diz em nota que ataques ao STF ‘decorreram do calor do momento’ e pede desculpas pelas declarações. É o reflexo do atual momento do Governo: cada vez mais desesperado e sem rumo. Reforçaremos nossa luta pelo #ForaBolsonaro e pela democracia”.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Diante deste Recuo-Nota Presidencial publicada em Diário Oficial, qual adjetivo a Bolsonaro rima com ão? Bufão ? … diga aí”.

Deputado Waldenor Pereira (PT-BA) – “O capitão pediu perdão ao STF, com o rabo entre as pernas, em vexatória nota redigida pelo golpista anterior Michel Temer. Fica ainda mais claro o seu desespero. É uma tentativa vã de juntar os cacos do seu governo. Acabou, Bolsonaro!”.

Deputado Joseildo Ramos (PT-BA) – “Bolsonaro está completamente perdido no personagem. Diante da gravidade dos crimes que sabe que cometeu e do insucesso da sua tentativa frustrada de avançar sobre o STF, pediu arrego e trouxe Temer para organizar o caos que ele mesmo criou. Incompetente até para isso”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “O script se repete: Bolsonaro ataca a Democracia e as instituições da República, a exemplo do STF, num dia, no outro volta atrás e pede desculpas às instituições. Vamos esperar o próximo ataque para colocar um freio constitucional em Bolsonaro?”.

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Nota não desfaz os graves discursos de Bolsonaro do dia 7. Ameaçar a democracia é a tática que ele adotou desde que começou seu governo. Ele ataca os poderes legislativo e judiciário, tenta intimidar ministros e estimula atos de violência contra as instituições, o que é crime”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Como era de se esperar #BolsonaroArregou após criar brigas, instabilidade no país e atacar os poderes, agora volta atrás percebendo que não tem força política e nem apoio popular. Mais uma cortina de fumaça pra desviar a atenção do povo do que realmente interessa”.

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Não falha um: Como todo bravateiro metido a machão, Jair Bolsonaro ficou pianinho com a reação do STF e voltou atrás no que disse, soltou nota redigida pelo golpista Michel Temer dizendo que falou ‘no calor do momento’. No popular: Bolsonaro Arregou!”.

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Vish vish, arregou, não aguentou! Vish, então pede para sair bem de fininho! E agora Zé Trovão, como é que fica a ‘Revolução do Gado’?”.

Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – “É essa a cartinha do Bolsonaro que vai ajudar a baixar o preço da gasolina, dos alimentos, da luz elétrica. Quando chega?!”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Bolsonaro não larga o tom golpista nem quando quer parecer que recuou. E nem adiantaria tentar enganar o Brasil. Jair Bolsonaro é criminoso e vai cair, ser cassado e vai ser preso por todos os crimes que cometeu!”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Todo aquele pessoal de verde e amarelo que esteve em Brasília e São Paulo sabe que o Bolsonaro soltou uma nota e arregou para o STF? É lamentável que Bolsonaro brinque com a democracia, gerando caos e a bagunça em que vivemos. E ele precisa pagar por seus crimes”.

Deputado Padre João (PT-MG) – “Bolsonaro recua e diz que as ameaças ao STF foram no ‘calor do momento’. Covarde, mentiroso e hipócrita! Coincidentemente, Bolsonaro acabara de sair de reunião com Temer. Isso tudo é medo de ser preso? Parece que o discurso dos Ministros Fux e Barroso surtiram efeito!”

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “Arregou, Bolsonaro? Militância digital bolsonarista entrou em “parafuso” depois da nota de recuo de Bolsonaro. Ele diz ter ofendido Moraes pelo “calor do momento”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “O resultado do encontro de 2 golpistas foi uma nota vexatória de Bolsonaro e um telefonema para Alexandre de Moraes. Ninguém melhor para explicar os caminhos de um golpe que Michel Temer! As manifestações do genocida no dia 7 continuam criminosas!”

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100