Zé Neto destaca em seminário que País precisa desenvolver cadeias produtivas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) promove nesta quarta-feira (27), no plenário 5, o seminário sobre Desenvolvimento das Cadeias Produtivas. A iniciativa é do deputado Zé Neto (PT-BA).

As diversas cadeias produtivas estão sofrendo mais acentuadamente com a situação econômica atual, argumentou o deputado Zé Neto, ao propor à CDEICS a realização do seminário para discutir o fomento ao desenvolvimento das cadeias produtivas na economia brasileira.

“Nós temos neste momento a necessidade urgente de ocuparmos um espaço nesse debate econômico que estamos vivendo no País. Estou muito preocupado. Eu venho trabalhar e todas as vezes saio daqui mais preocupado com a situação que estamos enfrentando nesse contexto econômico do País”, relatou Zé Neto, na abertura do seminário.

O parlamentar disse que a responsabilidade é de todos e a questão vai além de partido político, extrapola a disputa ideológica. “Último relato que temos de investimento público no mundo dão conta que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) fechou em uma média, em 2017, de 3,28%. A deste ano pode ser que tenha um pouco mais de investimento público. O Brasil, talvez, feche em 0,10%. No ano passado fechamos com 0,20%. Em 2014, fechamos com 3,2%”, lembrou.

Ao apresentar justificativa para o debate, o deputado expôs um quadro da economia brasileira, que para ele “está distante de uma retomada do desenvolvimento econômico, mesmo depois de acumular fortes quedas de 3,5% e 3,3% em 2015 e 2016, respectivamente”.

“Na mais lenta taxa de crescimento após uma recessão na história brasileira, foram registradas leves variações positivas de 1,1% em 2017 e em 2018 e, no acumulado de 2019, apenas 1,0% de elevação”, diz o texto apresentado pelo parlamentar.

Ainda, segundo a justificativa, crise conjuntural na indústria brasileira, que já apresenta problemas estruturais de desindustrialização, é notada pela queda de 1,4% da produção física no acumulado de 2019. “A indústria da construção civil amarga anos de retração e desemprego. A construção naval está parada. A indústria de máquinas e equipamentos encontra situação adversa. A cadeia do leite, grande empregadora, também requer atenção”, destaca o petista.

Fomento

Ao questionar o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Jorge da Costa, sobre como ficam as questões que envolvem fomento e abertura de mercado, o deputado Zé Neto afirmou que fomento privado é importante, mas que defende o modelo aplicado na Alemanha de fomento público.

“O fomento público é algo relevante e talvez seja o grande vetor do investimento público como já aconteceu no Brasil em vários momentos. Teve momento em que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil disseram: O juro não vai ser esse, vai ser o de cá. Então o banco público serviu. O fomento encaixa um pouco nesse investimento público. A partir disso, o que o ministério está vendo em relação ao fomento e abertura de mercado? ”, questionou o deputado.

Zé Neto afirmou ainda que não é contrário à abertura de mercado. Para isso, defendeu o petista, “temos que ter um compasso certo, porque se a gente abre muito, pode estar fragilizando a indústria por demais”.  Segundo ele, “os dados da indústria este ano são os piores desde quando se aferem esses dados”.

Em resposta, o representante do governo defendeu a tese de que “o maior fomento é um bom ambiente de negócio e boas oportunidades”. Para ele, são essas duas premissas que “fomenta o setor produtivo em qualquer lugar do mundo”. Em relação ao papel do BNDES como banco de fomento, o secretário afirmou que “o BNDES não pode formular, ele é um veículo de política econômica. Há uma situação de fomento não priorizando A, B, C. É um fomento de produtividade”, explicou.

Abertura comercial

Já em relação à abertura de mercado, Carlos Alexandre Jorge da Costa se colocou a favor da abertura comercial “gradual, previsível e pari passu com o aumento da competitividade brasileira”.

“Nós não somos loucos. Nós não queremos matar o setor produtivo brasileiro. A gente quer um Brasil produtivo, próspero pujante, competitivo para isso a gente acha que a abertura comercial seja necessária. Só que não é do nada, não é maluquice, não é sai correndo e abre tudo. Isso tem que ser gradual e previsível. Um liberal não pode sair fazendo coisas atabalhoadas, isso contraria o direito à propriedade, de negócio”, argumentou.

Benildes Rodrigues

Atualizada às 13h40

 

Veja a programação:

Mesa 1- Tema: Fomento ao desenvolvimento das cadeias produtivas

Convidados

1) REPRESENTANTE

Ministério da Economia

2) IRECE FRAGA KAUSS LOUREIRO

Chefe do Departamento de Produção e Inovação

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

(Confirmada)

3) JOÃO EMÍLIO PADOVANI GONÇALVES

Gerente Executivo de Política Industrial

Confederação Nacional da Indústria – CNI

(Confirmado)

4) MARIA CRISTINA ZANELLA

Gerente Divisional de Economia, Estatística e Competitividade

Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ

(Confirmada)

5) JOSÉ CARLOS RODRIGUES MARTINS

Presidente

Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC

 

Mesa 2 -Tema: Desafios para o desenvolvimento das cadeias produtivas

Convidados:

6) FÁBIO BENTES

Economista da Divisão Econômica

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo – CNC

(Confirmado)

7) WELLINGTON MESSIAS DAMASCENO

Diretor Executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e representante da

Central Única dos Trabalhadores – CUT

(Confirmado)

8) ADAUTO MODESTO JUNIOR

Economista-chefe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e representante da

Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE

(Confirmado)

9) GERALDO DE CARVALHO BORGES

Presidente

Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE

10) JOÃO SANZOVO NETO

Presidente

Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS

11) EMERSON LUÍS DESTRO

Presidente

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD

 

ASSISTA

Agência Câmara Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100