Zarattini garante fiscalizar fusão entre Ultragaz e Supergasbras  

Deputado Zarattini afirma que monopólio do gás pode elevar o preço do botijão e gerar desemprego. Foto: Divulgação Mandato

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Gabriel Paiva

Os impactos do consórcio entre as empresas Supergasbras e Ultragaz, que atuam como engarrafadoras e distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP), foi tema de debate nesta terça-feira (30), na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, atendendo a um requerimento do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). A fusão vai garantir às empresas o domínio sobre 75% do mercado de botijão de gás. Segundo o parlamentar, isso vai significar aumento de preço e desemprego.

O parlamentar solicitou explicações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a formação do monopólio. “É um consórcio que vai aumentar a concentração no setor de distribuição de gás de cozinha. E o Cade não faz absolutamente nada. É um verdadeiro crime contra o consumidor. Lutamos tanto para baixar o preço do gás de cozinha para agora acabarem com a concorrência. É um absurdo e vamos lutar contra”.

Auxílio gás

Durante audiência pública, Zarattini, que presidiu o debate, lembrou que em 2021 foi aprovado na Câmara o auxílio gás, uma medida emergencial com o intuito de reduzir o preço do gás para famílias de baixa renda, diante do alto preço cobrado pelo produto. “Vamos acompanhar e estudar que possíveis medidas legislativas poderão ser tomadas para fazermos nosso papel fiscalizador e legislador. Não vamos ficar omissos com relação a essa situação que impacta a vida das pessoas”, afirmou.

Representantes da Supergasbras e Ultragaz negaram que o acordo prejudique o consumidor ou os trabalhadores. Outras empresas que atuam no mesmo setor também apresentaram suas considerações, além de distribuidores de gás de cozinha e trabalhadores da área.

Consórcio nefasto

O presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de São Paulo, Valter Adalberto, classificou o consórcio como nefasto. “Tenho conhecimento suficiente para saber o que vem por trás desse consórcio. As empresas estão se juntando e dizem que é para uma utilizar a estrutura operacional da outra, mas isso vai enfraquecer o número de trabalhadores”, reclamou.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista Transportador e Revendedor de Gás Liquefeito de Petróleo do Estado de São Paulo, Rodney de Carvalho Ribeiro, frisou que as revendedoras apenas repassam aos consumidores o valor que recebem das distribuidoras de gás. “São essas coisas que o Cade deveria prestar atenção. Nós queremos saber se o consumidor final será beneficiado com essa fusão e se serão enfraquecidas as outras companhias”, pontuou.

Zarattini solicitou ainda acesso às informações das manifestações dos conselheiros sobre a fusão das duas empresas.

 

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100