Wadih denuncia práticas abusivas contra o exercício pleno dos advogados de defesa

WadihD Salu

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) denunciou, na tribuna, a violação do exercício pleno dos advogados de defesa e a existência de um verdadeiro conluio entre juízes e acusação em detrimento da defesa. Ele citou como exemplo o caso ocorrido na semana passada, no Tribunal Regional Federal da 2º Região (Rio de Janeiro), quando o juiz Paulo Espírito Santo, num julgamento de uma ação penal, disse que perdoava o advogado de um dos réus por defender tal réu.

“Olhe a que ponto nós chegamos, um juiz se dirige ao advogado e diz que o perdoa pelo fato dele estar defendendo aquele réu. Isso é muito grave, isso é inaceitável”, afirmou. Wadih Damous acrescentou que poderia atribuir o fato à peculiaridade psicológica desse juiz e deixar para lá, se não fosse algo que está acontecendo de forma recorrente nos dias de hoje.

Na avaliação do deputado, tudo é um reflexo dos verdadeiros comícios políticos que ministros do Supremo Tribunal Federal tem feito em julgamentos recentes. “Procurador-Geral da República e juiz de 1º Grau se acham no direito de fazer comício. Ora, se eles querem entrar no jogo da política que venham para o Congresso, que venham ser nossos colegas! Candidatem-se e apresentem seus programas à população”, sugeriu.

A situação, alertou o parlamentar do PT do Rio, é muito grave porque “o que nós estamos vendo hoje é um verdadeiro conluio, é uma verdadeira mistura entre a acusação e juízes em detrimento da defesa”. Para Damous, a defesa hoje nos tribunais brasileiros está sendo secundarizada, vilipendiada e desmoralizada, como se o simples fato de um réu ter um advogado de defesa significasse estar trabalhando contra o País e a moralidade pública. “Isso é inaceitável”, repetiu.

Wadih Damous, que já presidiu por duas vezes a Ordem dos Advogados do Brasil -seccional do Rio de Janeiro, cobrou também atenção da OAB, que segundo ele, tem o dever de zelar pelas prerrogativas profissionais da advocacia. “Ao invés de também entrar no jogo político rasteiro, a OAB deveria prestar atenção nesse quadro. Com certeza, diariamente algum advogado está tendo a sua prerrogativa profissional violada, desrespeitada. E quando isso acontece significa que a cidadania está tendo os seus direitos vilipendiados e desrespeitados, porque o advogado representa nada mais nada menos do que o cidadão”, concluiu.

Vânia Rodrigues

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100