Vicente Cândido assume CCJ e vai priorizar proposições que fortaleçam Legislativo

vicenteCCJ
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Vicente Cândido (PT-SP) é o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, considerado o mais importante colegiado da Casa. Além de ser a maior comissão da Câmara, com 66 deputados titulares, é por ela que passam todas as propostas para receberem, ou não, a chancela de constitucionalidade. “Assumo com a disposição e a responsabilidade de, em um ano atípico pela realização da Copa do Mundo e das eleições, produzir o bom debate e apreciar as propostas que vão de encontro ao interesse da sociedade brasileira”, afirmou.
 
Vicente Cândido, que assume o colegiado no lugar do deputado Décio Lima (PT-SC), reconhece que o calendário esse ano será apertado. “Mas não vamos abrir mão dos temas importantes, das emergências que aparecerem e daquilo que for estratégico”. Ele disse que, se for necessário, vai dobrar a jornada em alguns momentos e fazer mutirões. “Nós vamos dar conta de oferecer, dentro do limite da legalidade e com criatividade, as respostas que a população brasileira cobrar”.
 
O novo presidente da CCJ informou que é grande a demanda na comissão. São mais de três mil proposições aguardando para serem apreciadas. “Vamos trabalhar de forma harmônica e com equilíbrio para fazer a pauta avançar. A prioridade será para propostas e projetos que preencham lacunas legislativas, que acabam gerando demandas para o Judiciário”.  Vicente Cândido disse que por falta de leis ou por lacunas na legislação o Tribunal Superior Eleitoral acabou definindo, por exemplo, procedimentos e regras eleitorais. “Por isso, precisamos dar respostas, produzir leis que fortaleçam o Legislativo para evitar, por assim dizer, a usurpação de direitos do Congresso Nacional”, afirmou.
 
Confiança – O líder da Bancada do PT, deputado Vicentinho (SP), prestigiou a eleição do deputado Vicente Cândido e reafirmou a confiança no trabalho do deputado. “Queria destacar a ampla experiência do companheiro Vicente, companheiro de nome e de time. Um líder comunitário, excelente parlamentar, desportista e jurista que vai honrar a grandiosidade da CCJ”, afirmou. 
 
Os deputados petistas Ricardo Berzoini (SP), Alessandro Molon (RJ), João Paulo Lima (PE) e Márcio Macedo (SE), fizeram questão de destacar a importância do PT continuar no comando da comissão mais importante da Casa e reafirmaram a disposição de se somarem ao trabalho do deputado Vicente Cândido na condução da CCJ.  Berzoini relembrou a trajetória de sucesso do PT na comissão e afirmou que Vicente Cândido vai “honrar e dar continuidade a esse trabalho”.  
 
Os deputados Alessandro Molon e Márcio Macedo destacaram que o principal desafio este ano será o tempo, por causa da Copa e das eleições; e João Paulo Lima destacou que a condução da CCJ exige disciplina, “qualidade nata do deputado Vicente Cândido”, concluiu. 
 
Perfil – Vicente Cândido é advogado, membro do PT desde sua fundação. Durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1993) foi o administrador regional do Campo Limpo. Em 1996 elegeu-se vereador e, no ano seguinte, assumiu a presidência do PT na capital. Reeleito vereador em 2000, elegeu-se deputado estadual em 2002 e foi reeleito quatro anos depois.
 
O petista está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. Ele foi relator do projeto da meia entrada (transformado na lei 12.933/13) e é um dos autores do Projeto de Lei 6094/13, que cria uma nova regra de correção da tabela progressiva do Imposto de Renda de Pessoa Física. É também da sua autoria a proposta do  novo Código Comercial (PL 1572/11).
 
Vânia Rodrigues 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex