Valorização: Bancada do PT ganha novos integrantes jovens 

Foto: José Cruz/ABr-Arquivo

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A Bancada da juventude do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal ganhou novos reforços nas eleições do último dia 2 de outubro. No time petista já composto pelos parlamentares Natália Bonavides (RN) e Zeca Dirceu (PR), entrou Camila Jara (MS), Dandara (MG) e Miguel Ângelo (MG). A jovem ‘veterana’ de segundo mandato, Natália Bonavides saúda a eleição das deputadas e deputado jovens petistas.

“Estes sim, comprometidos com a classe trabalhadora, representarão a renovação e irão junto com a gente combater as políticas neoliberais, que são muitas vezes, inclusive, defendidas por parlamentares jovens de direita na Câmara”, alertou Natália. Segundo a deputada potiguar, para além da juventude, é preciso lutar ao lado dos trabalhadores. “E nossos jovens parlamentares estão preparados frente aos desafios que teremos”, completou.

Deputado Zeca Dirceu. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Camila Jara. Foto: Reprodução Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS

Deputado eleito Miguel Ângelo

Deputada Dandara. Foto: Yuji Kodato/Divulgação

 

Construção de um presente

A deputada Camila Jara avalia que eleger mais jovens para o Congresso brasileiro “é eleger a construção de um presente que seja cheio de oportunidades e que garanta o acesso à cultura, ao esporte, ao lazer”.

Segundo ela, a partir do momento em que se está em um espaço de poder, “a gente vê essas leis para que a nossa vivência, o nosso dia a dia se torne melhor, pois quando a gente só tem um perfil, ou seja, de pessoas mais velhas, homens, brancos, héteros, a gente ignora a maior parte deles, a necessidade de pautas da outra parcela significativa da sociedade”.

Luta árdua

A deputada sul-mato-grossense entende que a luta será árdua, uma vez que o atual presidente da República promoveu a retirada de direitos do povo e concentrou o orçamento público na mão daqueles que atendem os seus interesses.

“Serão batalhas que teremos que travar, pois foram muitos retrocessos que a Legislatura anterior, em conjunto com o presidente Bolsonaro, trouxe e teremos que ter coragem e garra para enfrentar. Não haverá consenso, e se a gente quiser garantir nossos direitos, vamos precisar de muita luta e mobilização popular”.

Por sua vez, a deputada Dandara costuma dizer que se a juventude recua, a velha política avança. “E nessas eleições nós avançamos. E precisamos construir um horizonte para que o futuro seja pautado na ascensão da juventude”. Dandara destaca a importância de discutir a pauta do encarceramento, da empregabilidade, do acesso à universidade, dos direitos sexuais e reprodutivos, dos direitos que garantam à juventude dignidade e autonomia para a transformação do Brasil.

“Nosso mandato será luta incansável e constante pelos direitos da juventude brasileira!”, adianta Dandara.

Desmando de Bolsonaro

Natália Bonavides lembrou dos desmandos do atual governo em reduzir orçamento para políticas públicas que atendam economia, saúde, educação, cultura e lazer, redução que tem levado a sociedade a uma crise sem precedentes.

“Os jovens foram duramente atacados pelas políticas de Bolsonaro de diversas maneiras, como os cortes orçamentários nas universidades e institutos federais, com o desrespeito aos estudantes, com o desemprego, a destruição da cultura e o extermínio da juventude preta e periférica”, criticou a deputada.

Valorização da juventude

Natália atenta para a necessidade de se construir um país que valorize a juventude. Segundo ela, essa valorização redunda na construção de um futuro melhor para a sociedade.

A maioria da população desconhece as políticas voltadas para a juventude como obrigação do Estado brasileiro. O desconhecimento faz com que essas leis – como exemplo o Estatuto da Juventude -, não sejam cumpridas e passam a não ser exigidas.

 

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também