A deputada Rejane Dias (PT-PI), escolhida pela Bancada do PT para presidir a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, afirmou que umas das prioridades do colegiado será viabilizar a vacinação contra a Covid-19 das pessoas do segmento, “principalmente autistas ou pessoas com deficiência intelectual”. Segundo Rejane, essas pessoas não têm noção da gravidade da pandemia e por isso não têm como se proteger.
“A nossa luta é pela inclusão e pelo respeito às pessoas com deficiência, ainda mais num momento tão difícil como o que nós atravessamos, com a calamidade pública devido ao agravamento da crise sanitária provocada pelo coronavírus em todo o Brasil”, disse. “As pessoas com deficiência, sem sombra de dúvida, são vulneráveis e precisam realmente da nossa proteção”, acrescentou Rejane Dias.
Ela assinalou que a Comissão pode indicar emendas ao Orçamento Geral da União e também influenciar as políticas públicas por meio dos recursos que deverão ser destinados à proteção dos direitos das pessoas com deficiência. A comissão analisa todas as proposições que tratam de políticas para as pessoas com deficiência no Brasil, no âmbito da Câmara.
Em pronunciamento, a parlamentar piauiense ressaltou a importância de um colegiado que tem o poder de influenciar políticas públicas favoráveis a um segmento da sociedade que representa diretamente 20% da população com algum tipo de deficiência.
Ela agradeceu a bancada do PT, em nome do líder do partido, deputado Elvino Bohn Gass (RS), pela indicação de seu nome para presidir o colegiado.
A eleição para a presidência da Comissão e dos demais cargos, bem como a instalação do colegiado, ocorrem nesta quinta-feira (11), às 9h.
Héber Carvalho