Turma de Michel Temer atropela regimento do Congresso para aprofundar golpe

plenario 25 5 luis macedoA sanha golpista de Michel Temer e sua turma não se revela apenas no conteúdo das medidas econômicas apresentadas nesta terça-feira (24), mas na forma como a tramitação dessas medidas está sendo conduzida no Congresso Nacional. O presidente ilegítimo enviou na segunda-feira (23) uma mensagem ao Parlamento aumentando para R$ 170,5 bilhões o déficit de R$ 96,7 bilhões que constava no PLN 01/16. Por falta de quórum, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) não apreciou o relatório que acatou a mudança proposta por Temer, mas ainda assim a matéria seguiu para apreciação do Congresso Nacional e foi incluída na pauta da sessão conjunta desta terça-feira.

A manobra começou ainda na CMO. “Tínhamos uma reunião marcada para 10h. Passado o prazo regimental de 30 minutos, ainda não havia quórum para deliberação. Mesmo assim, o presidente Arthur Lira (PP-AL) abriu a reunião”, explicou o deputado Assis Carvalho (PT-PI), coordenador da Bancada do PT no colegiado. Com o pedido de verificação de quórum, foi possível confirmar que não havia número suficiente de senadores para votar, muito embora houvesse de deputados.

Em plenário, o líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), reivindicou a retirada do PLN da pauta do Congresso para que os prazos regimentais fossem cumpridos. Florence lembrou que, após o governo golpista enviar mensagem na última segunda-feira (23) modificando a matéria, não houve abertura de prazo para apresentação de emendas. “Na CMO, não houve quórum, portanto, não houve discussão da matéria, e o parecer não foi deliberado. Não há, portanto, o cumprimento do interstício regimental, para incluir a matéria na Ordem do Dia”, argumentou.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) questionou igualmente o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a não abertura de prazos para o emendamento do PLN. “O que nós queremos pedir é que nos seja garantido o direito subjetivo de qualquer parlamentar: o direito de apresentar emendas. Como essa mensagem foi entregue na segunda-feira a vossa excelência, queremos que o senhor nos garanta o tempo necessário, previsto no Regimento, no art. 112, inciso I, para isso”, cobrou Pimenta.

Sobre o conteúdo das medidas anunciadas pelo governo ilegítimo de Temer, o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que são inciativas que vão na contramão do que vinha sendo feito em favor do povo brasileiro. Guimarães defendeu que o governo não pode jogar a crise sobre os ombros dos trabalhadores, nem muito menos aumentar o déficit para cortar direitos e diminuir gastos sociais.

Acerca de uma possível reforma da previdência sob o comando de Temer, o líder da Minoria disse que ela só será possível se não suprimir direitos nem expectativas de direitos. “Entretanto, é uma reforma que já nasce morta, porque as centrais sindicais não concordam, principalmente a CUT e a CTB. Não vejo nenhuma governabilidade, muito menos consistência nas medidas anunciadas pelo presidente em exercício”, arrematou Guimarães.

Tarciano Ricarto
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100