“Nós estamos falando daqueles que todos os dias fazem falar aquilo que está na história de Pinóquio. Pinóquio era um marionete, um boneco de pau e foi transformado em gente. Transformar as pessoas em gente, na sua plenitude, é a função dos educadores e educadoras”, discursou a deputada Erika Kokay (PT-DF), no plenário da Câmara dos Deputados, em sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, nesta segunda-feira (14).
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. Data em que se homenageia uma das mais importantes profissões do mundo, afinal, são os profissionais da educação que desenvolvem o conhecimento no País. Eles são responsáveis desde a educação infantil até o ensino superior. Apesar de ser a profissão mais importante, os que têm a maior desvalorização no Brasil.
Os professores no Brasil sofrem com baixos salários, condições de trabalho precárias e com trabalho excessivo. Além de ter que lidar, muitas vezes, com alunos indisciplinados e salas superlotadas.
“Educar é um ato de amor. São os educadores e educadoras que percebem a fala, que se expressa não pela oralidade, mas que se expressa pelo comportamento, pelo corpo, que percebem as violações de direitos das nossas crianças e adolescentes dentro da escola. Educador e educadora lidam com a diversidade que também nos faz humanos”, destacou a deputada.
Para Erika, a política pública mais generosa é a política da Educação, pois ela abraça todos os direitos da pessoa humana. “Não existe nenhuma política mais generosa e que mais dialoga com o conjunto das políticas do que a política de educação. A educação vai dialogando, ela transborda – é como água – ela transborda, ela se abraça com o conjunto das outras políticas”, concluiu.
Lorena Vale
Foto: Gabriel Paiva