Depois de terem reconstruído o Congresso Nacional, após os atos terroristas de 8 de janeiro, as trabalhadoras e trabalhadores da limpeza e da manutenção predial serão homenageados. A Sessão Solene, que será realizada no dia 6 de março, às 10h, no plenário principal da Câmara, foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF).
“Decidimos apresentar o requerimento de Sessão Solene após conversar muito com as trabalhadoras e trabalhadores, residentes do DF e do entorno, que contaram do orgulho de participar da reconstrução de seu ambiente de trabalho”, afirma a deputada.
As homenagens se darão em meio às investigações da Operação Lesa Pátria, que apura o envolvimento direto e indireto de manifestantes golpistas uma semana após a posse do novo governo. Autoridades do DF também estão sendo investigadas por omissão e o então secretário de Segurança, Anderson Torres, foi afastado, após intervenção federal, e preso pela Polícia Federal, enquanto o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal.
Defesa da democracia
O intuito da homenagem, segundo a deputada, é reconhecer a autoridade do trabalho que as trabalhadoras e trabalhadores da manutenção e limpeza exercem, além de saudar os cidadãos do DF que, ao contrário de muitas autoridades locais, defenderam, verdadeiramente, a democracia.
“Os ataques tiveram nítida intenção de tentar desmoralizar os três Poderes da República para que um projeto golpista avançasse. Essas trabalhadoras e trabalhadores, além de exercerem toda a nobreza de suas funções, tiveram grande papel na garantia da democracia, com os espaços públicos sendo reconstruídos menos de um mês após os ataques”, conclui.
A Sessão Solene será realizada no dia 6, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal.
Assessoria de Imprensa do Mandato